04/06/2017

DESCANSO AO RATO

Re-editado

Eheheheh...  CONSEGUI ... NÃO LIGAR A NET ,  durante estes dias, nem nos blogs, nem sequer para os mails !!! ... e portanto não faço a menor ideia do que se tem passado !!!
Espero que TODOS estejam BEM .
Até para o telefone foi o mínimo (para os filhos), absolutamente indispensável !!!  :)))

Entretanto, como poderão constatar ,  O RATO ESTÁ ASSIM  e eu, tal como na foto seguinte !!!
Foram uns dias muito bem passados que imaginados com a VOSSA PRESENÇA, teriam sido ainda mais maravilhosos ! ... 
Podem acreditar que não houve um único dia em que não me lembrasse de TODOS VÓS  !!! ... e que me fizeram imaginar como seriam com a Vossa presença, tal como se fosse um "Encontro" de  10 dias !!!  :))) ... Seria maravilhoso !...

Foram passados bem longe com um grupo de outros 10 Amigos/as de "outra praça" que não blog, nem família .
Se lhes disser que nunca me deitei antes das 2:00 h e a dormir até às 7:00 (em média) é a verdade ! :)) ... Foi  "Passear,  Ver,  Comer,  Beber,  Dançar e  Amar" !!! rsrs ...  !!! eheh




Entretanto, chegado a "casa" e  aberto o Blog e a caixa de comentários, tal como os mails,...
... mas que COISA MARAVILHOSA  e inesquecível,  me prepararam !!! ... 

Tudo muito bem arrumadinho, um cheiro a sardinhas assadas, muita poesia, boa disposição e fundamentalmente, aquele verdadeiro "espírito de Amizade" entre todos, o que eu muito valorizo  !!!  :))))

Como devem imaginar. tive mesmo dificuldade em conseguir ler, com os olhos completamente molhados (que não consegui conter), de uma enorme emoção !!!

VOCÊS TODOS são uns VERDADEIROS GRANDES AMIGOS, que eu tenho sempre no coração !
VOCÊS são AMIGOS  MARAVILHOSOS a quem estou extremamente grato !!!

Na impossibilidade de um enormíssimo ABRAÇO real, aqui lhes deixo um virtual, carregado de uma enorme emoção e AMIZADE !!!
Quanto gostaria de o dar, em carne e osso, mas um de 20 segundos, a cada um de vocês !!!

... E pela ordem dos comentários, ele aqui está para :

papoila,    AvoGi,     Graça Sampaio,     Elvira Carvalho,   Prof. Ms. João Paulo de Oliveira,    AFRODITE,    redonda,   lis,   Catarina,     LM,    Fernanda Maria,    Ricardo Santos,   Janita,   cantinhodacasa,    Pedro Coimbra,    Daniela Silva,   Golimix,   Kok,    Esmeralda Martins,    Manu,    ematejoca,   Maria Eu,   Portugalredecouvertes,    luisa,    Flor de Jasmim,   Laura Ferreira ...

e muito especialmente às/aos organizadores do "arraial" e poetas !!!  eheheheh

NOTA :  Entretanto, regressado, uma série de "coisas" para tratar e pôr em dia, que espero não me tirem muito tempo para pôr a "escrita em ordem" ! rsrs ... Tem que ser lentamente, até por que estou mesmo a precisar de férias ! eheheheheh



INICIAL : 


BEM PRECISA !!!
O facto é que ele está assim !!! ... e eu,  há quem diga, ... pouco melhor !  eheheh

Não lhe dei o descanso necessário ... e com o excesso de trabalho, ficamos "sequinhos" ! ... 

Vai ter que "descansar" e eu também ! :)) 





Até  4/5  de Junho vai estar em repouso !... ( e já não poderei responder aos V/ comentários) :(
Deixarei também, por isso, de poder acompanhá-los, até por que, também a Net "descansará",
uma vez que não terei condições para acompanhar a blogosfera. :((



... Mas,  se no fim das mini-férias o rato estiver assim, ... então, nem queiram saber como estarei eu !!! :)))))


Ah ! ... É verdade ! Durante estes dias estarão dispensadas/os da trabalheira das pesquisas dos "desafios" ! :)))

... mas poderão deixar "miminhos"  gostosos,  que eu sou um mimalhão ! eheheh




Abreijos para todas/os e fiquem Bem até ao meu regresso (e depois, também ) !!!

.

157 comentários :

  1. Divirtam-se!
    Estou mesmo a ver que vais estar sempre a pensar o que podes tirar das férias que dê para os desafios hihihi.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Boas férias! Bom descanso! Oxalá o rato esteja restabelecido quando regressarem... :)))

    Beijinhos para ambos.

    ResponderEliminar
  3. Boas Férias. Tudo de bom para vós.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Prezados Amigos Rui Espírito Santo e Dona Lena.
    Desejo que façam uma ótima viagem.
    Apesar da Escolinha do Professor Rui da Bica - durante tua ausência - ficar em recesso, prometo vir aqui averiguar se nenhum corsário veio saquear o riquíssimo arquivo da nossa Escolinha, bem como fazer de refém a...
    Caloroso abraço. Saudações viajadas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar

  5. Coitado do rato!
    Ai há quem diga que tu também não estás melhor!? :D
    Então precisas mesmo de sopas e descanso!!

    Boas férias e dá por favor um beijinho doce à Lena por mim e para ti um forte abraço!
    (ai, desculpa, muito forte não porque estás fraquinho!) hehehehehe

    DIVIRTAM-SE!!
    (^^)

    ResponderEliminar
  6. Parece-me é que além de descanso ele está é a precisar de muita comida!
    Vou sentir falta dos desafios e vou tentar é descansar também para conseguir depois acertar nos que aí vêm
    um beijinho grande, boas mini-férias e até já :)
    Gábi

    ResponderEliminar
  7. Oi querido Rui
    Quem nao gosta e precisa de uns mimos hein? principalmente quando se está assim tão caidinho. Terá o descanso merecido e a Lena ficará feliz de tu largares um pouco esses seus amigos virtuais e aumentar o tempo juntos.Que sejam dias muito felizes, e só volta quando bem quiser.rs
    E como sou romântica rs deixo a frase cheia de mimo do Pequeno Príncipe_ ' ... a qualquer hora que me achares, eu me apressarei'
    Estarei aqui, aos costumes!
    Abraços extensivos a Lena - que já aprendemos a gostar imensamente também.
    da Lis

    ResponderEliminar
  8. Boas férias, de vez em quando é preciso dar descanso ao rato e ao dono deste blog maravilhoso.
    Que venhas cheio de energia e prontinho para nos desafiares.
    Para ti e para a Lena um abraço enorme

    ResponderEliminar
  9. Vamos então ter " o repouso do guerreiro "?
    Que seja por uma boa causa!
    Um enorme abraço para ti e para a Lena!

    ResponderEliminar
  10. Amigo Rui, o que faz pores o rato a desafiar os amigos :)
    Passeia, come bem e ama, não necessariamente por esta ordem :)

    Beijinhos e até...

    ResponderEliminar
  11. Não dás comida ao bichano ? Está escanzelado ! :)))
    Bom descanso Amigo Rui e Lena !

    ResponderEliminar
  12. Ai, fostes dar descanso ao rato, Rui?? Fizes-te bem. :))
    Quando vier, assim todo pimpão, quem vai precisar de descansar seremos nós.
    Bom descanso, para ti e Lena. Divirtam-se que o tempo está de feição. Até agora descansei eu...:)
    Beijinhos, boas mini-férias. :)

    ResponderEliminar
  13. cantinhodacasa26/5/17 17:22

    Olá.
    Como anda afastada desta fonte!
    Não é por nada especial, está tudo bem por aqui, mas não sabia que o rato chegou a esta situação, coitadinho.
    Foste de férias, que rico é o descanso, que na chegada trarás uma fartura de coisas para o alimentar e ficar de novo rechonchudo.
    Umas excelentes férias, um abraço à Lena e para ti, óbvio, um de 20".

    :)

    ResponderEliminar
  14. Aquele abraço, boa semana, bom sossego.

    ResponderEliminar

  15. Vim espreitar se havia novidades...
    E já que estou aqui, vou varrer o chão e limpar o pó das mesas.

    Ó pessoal, ninguém se chega aqui para dar uma ajudinha!?
    Aproveitamos que o "patrão está fora" e fazemos aqui um arraial com cheirinho a festas populares!

    Quem traz as sardinhas!?
    E os pimentos?
    E o caldo verde?
    Tomates para a salada também davam jeito... :))
    Ah, e já agora, carvão e assadores!

    Eu trago flores lá dos meus Jardins para enfeitar a sala... e fazemos uma surpresa ao Boss quando ele chegar! O que me dizem?

    Professor João Paulo, a sua ideia é supimpa!
    Vai um brinde!? Só falta a taça... hehehe.... essa ficou nos Jardins!

    Beijinhos a TODOS
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Ouvi dizer que havia arraial aqui para os lados do amigo Rui?

      Há sardinhas, pão e vinho?

      E música? Também há? Posso animar com umas cantiguinhas!

      CUIDADO! SEGUEM OS CRISTAIS!!

      ;>)))

      Esperemos que o nosso amigo goste da festa animada quando aqui vai quando chegar.

      Bjinhos

      Eliminar

    2. Lina,

      Vai gostar de certeza!
      Espero é que ele não tenha vizinhos que o barulho vai ser até às tantas!
      (olha que o rato já engordou tanto que ainda nem deu por nós... hehehe)

      Podes cantar cara amiga
      Tens ar de boa cantadeira.
      Mas se em pé tiveres fadiga
      Puxa aí uma cadeira!

      (^^)

      Eliminar
    3. Uma cadeira vou puxar
      e sentar-me a descansar
      e a todos observar


      ;)

      Bjnhs

      Eliminar
  16. O arraial está montado
    Venha de lá a alegria
    Quis'to de dar descanso ao rato
    Até já me faz azia...

    eheheheh

    Siga a rusga que o São João está à porta...
    Quem alinha numa desgarrada? Todos, claro!

    Bora lá, malta.

    Beijos e abraços a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ah grande mulher do norte!
      Pois é assim que te vejo
      Já que te saiu em sorte
      Teres nascido no Alentejo.

      Mas seja abaixo ou acima
      O nosso lugar no mapa,
      Venha daí mais uma rima
      Que aqui ninguém escapa!

      :))


      Eliminar
    2. Daqui ninguém escapa
      Seja do Norte ou do Sul
      Vamos animar a malta
      Vestidos em tons de azul...

      Eliminar

    3. Janita, onde estás? (pergunto eu)
      Sinto-te a demorar.
      Já está escuro como breu
      E inda há sardinhas p'assar!

      (^^)

      Eliminar
    4. Afrodite, já cheguei
      E volto pra me despedir
      Amanhã cá voltarei
      E a rusga iremos seguir.

      Beijos e abraços. :))

      Eliminar
    5. Estou esmagada com vossa arte, Afrodite e Janita para criarem poemas (só espero que ninguém se lembre de arranjar um desafio em que tenhamos de poetar :)

      Eliminar
  17. Caríssima deusas das deusas de todas as deusas, Poderosa Afrodite.
    Foi uma grande coincidência tua chegada à Escolinha do Professor Rui da Bica, porque ontem - cá estive - e fiquei estupefato e estava pronto a pedir-vos opinião, porque flagrei a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, a bulir no armário, que nosso querido Mestre tranca a sete chaves.
    Acreditas que a viperina conseguiu abrir e encontrou objetos... do arco-da-velha?
    Não sabia que ela tinha esta habilidade ilícita.
    Ordenei que aquela peste colocasse de volta tudo o que encontrou e tirou uma parte do armário. Se a Dona Lena souber o que a fuxiqueira encontrou dará o maior bafafá. Além da tua opinião também pedirei da minha patrícia, a aplicada aluna Lis para saber se devo ou não tomar de domínio público o que a sirigaita encontrou no armário.
    Caloroso abraço. Saudações indecisas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Professor,
      O despautério daquela megera!!
      Não seria nada de bom tom "botoar titica no ventilador"!
      O nosso anfitrião merece todo o respeito!!
      Por isso... "boca de siri"!

      (^^)

      Eliminar
    2. ...hehehehe concordo contigo Afrodite melhor não mexer no que está quieto,Professor.Vai ver são apenas lembranças boas do passado e a 'mexeriqueira mor'não entende o que isso significa. rs Vamos honrar o nosso mestre com poeminhas e mimos.Para isso temos a alma portuguesa _ vá lá professor manda uma quadrinha aí.

      Eliminar
  18. eu faço a decoração
    quero pôr a fonte a brilhar
    com toques de coração
    vamos o Rui animar ! :)



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bamos o Rui animar
      Pondo a Fonte bem airosa
      Aqui iremos bailar
      Cantos em verso ou em prosa.

      ;)

      Eliminar

    2. Cantos em verso ou em prosa
      Cantigas ao desafio
      Ofereço-te uma rosa
      Deste ramo que que te envio.

      (^^)

      Eliminar
    3. Deste ramo que me envias
      Retira dele uma Rosa
      Vermelha como sangrias
      Para aquecer a nossa prosa.

      Agora é que tenho de ir.

      ;)

      Eliminar
    4. Deste ramo que te envio
      faz um arranjo airoso
      vamos lá ao desafio
      pôr o Rui bem orgulhoso.

      Eliminar

    5. Adoro-vos minha amigas
      Vamos cantar a preceito
      Pois com as nossas cantigas
      Brindamos a este Amigo do peito.

      (^^)

      Eliminar
    6. continuo esmagada, vocês são incríveis a arranjar rimas!

      Eliminar

    7. Gábi...
      Isto já são muitos anos a "virar frangos"!
      hehehehe

      (obrigada!) :*

      Eliminar
  19. cantinhodacasa1/6/17 20:12

    Está o rato no descanso,
    E nós "tadinhos" a trabalhar
    Uma arruma a casa,
    Outra limpa as mesas,
    Outra ainda põe as toalhas.

    Assadores prontos,
    Humm, prepara-se a brasa ...
    Carago, quem é a "brasa" que vai assar?
    Mulheres não quero, elas preparam os tomates.
    Ah, e os pimentos podem ser dos morcones.

    Cortam-se as coives para o calrdo.
    Batatas já na panela
    Chouriça tem que sobre
    Vamos lá a isso.

    Patrão quando chegar
    Nem vai acreditar
    Vem ao olho uma lagrimita,
    Brindamos com uma pinguita.

    E bailamos,
    E cantamos.

    Biba o Santo António
    Biba o São João
    Biba o São Pedro
    E o nosso Patrão.

    Bora lá mulherada e rapaziada festejar a chegada do nosso querido Patrão.


    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ai Maria Maria.... que o teu galo canta e o meu assobia!!
      Que jeito tens para a paródia!!
      Adorei!!

      Vamos brindar aos santos já que os da casa não fazem milagres!!

      E BIBA o nosso patrão, pois tá claro!
      Tchim-tchim
      (^^)

      Eliminar
    2. Agora vou caminhar
      Porque senão enferrujo
      Mais logo virei cantar
      As cantigas do Zambujo.

      Inté mais logo...

      :)

      Eliminar

    3. Espero por ti companheira
      Cantaremos o Zambujo.
      Agora vou-me armar em cozinheira
      Vai descansada que eu não fujo!

      :))

      Eliminar
    4. Adorei o poema da Maria!

      Eliminar
  20. Será que estiveste aqui Rui, perdido no meio da
    mãe de todas as batalhas ?!!!
    https://www.youtube.com/watch?v=Io7bzuR1VAw

    ResponderEliminar
  21. Caríssima deusa das deusas de todas as deusas, Poderosa Afrodite.
    Tens razão. É melhor abafar e trancafiar a sete chaves a língua de fogo, na cabine nº 5, do vagão do Expresso do Oriente.
    Caloroso abraço. Saudações abafadas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
  22. Eu ofereço-me para levar umas sardinhas de chocolate!

    (daqui a pouco volto para ler os comentários que antecedem)

    um beijinho e estou a sentir falta de passar por aqui, depois perco a prática e como é que vou conseguir acertar nos futuros desafios? Só com desafios muito fáceis!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Sardinhas de chocolate!?
      Uau!!

      Já temos sobremesa!! :)))

      Eliminar
    2. Sardinhas de chocolate!
      eu também quero provar
      com tomate ou sem tomate
      depende do paladar :)



      Eliminar
    3. Então está combinado :)

      Eliminar
    4. (não sei é se haverá também tomates de chocolate)

      Eliminar
  23. Ao meu bom Santo António
    Eu ontem fiz promessa
    Para que engordasse o ratito
    E trouxesse o Rui depressa.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. heheheh

      Que excelente ideia Amiga,
      De rezar não me lembrei
      Mas que ele encha a barriga
      Que eu ainda nem jantei.

      (^^)

      Eliminar
    2. Está muito giro o da Elvira :) e teve logo resposta também em verso :)

      Eliminar
  24. Entreguei-te o coração,
    E que tratos tu lhe deste!
    É talvez por 'star estragado
    Que ainda não mo devolveste.

    Fernando Pessoa
    In Poesia do Eu , Círculo de Leitores, edição de Richard Zenith, 2006

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ora bolas p'rá bolota!...
      Este rimar não é teu!
      Assim não vale é batota
      Olha lá pr'ó que te deu!

      (^^)

      Eliminar
    2. Lamento mas a inspiração anda fugida de mim. Acho que se zangou comigo !!! :(

      Eliminar
  25. Meu amor, dá-me dois beijos
    P'ra me dares um terceiro,
    Que é só para haver um quarto
    Antes do quinto e primeiro.

    Fernando Pessoa
    In Poesia do Eu , Círculo de Leitores, edição de Richard Zenith, 2006

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Fernando Pessoa atrevido!?
      Esta é nova p'ra mim.
      A pedir beijos? Que fingido!
      Preferia um ramo de alecrim!

      (^^)

      Eliminar
    2. Um raminho de alecrim
      Venho eu trazer-te agora
      Fui colhê-lo ao meu jardim
      Antes que te vás embora.


      *-*

      Eliminar
  26. O meu amor é pequeno,
    Pequenino não o acho.
    Uma pulga deu-lhe um coice,
    Deitou-o da cama abaixo.

    Fernando Pessoa
    In Poesia do Eu , Círculo de Leitores, edição de Richard Zenith, 2006

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deito-o da cama "abaxo"?
      Empresta-m'as tuas lunetas
      Vou tentar ver se o acho
      Para te deixares de tretas!

      (^^)

      Eliminar
    2. cantinhodacasa1/6/17 21:20

      Ahahahahah!
      Com este verso, Ricardo
      O Pessoa homenageaste
      Quero ser uma pulga
      Dar um coice no amor
      Para ele acordar
      E me faça suspirar de calor.



      Eliminar
    3. :))) está mesma gira esta vossa conversa com versos :)

      Eliminar
  27. Eu trago um manjerico
    Para o dono deste lugar
    Não o encontrei, e fico
    Esperando até chegar

    ResponderEliminar
  28. cantinhodacasa1/6/17 21:10

    Sardinhas de chocolate!
    Qu'é isso, Dona Redonda?
    Antes o pingo da assada
    Na broa prazenteira.

    Queima os dedos a sardinha
    Damos uma dentada sôfrega
    "Ai!" queixa-se ela de contente
    Na nossa boca gulosa.

    Sardinhas de chocolate!
    Qu'é isso Dona Redonda?
    Uma boua sardinha na brasa
    Põe esta gente contente.

    Olhá sardinha boua!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)))) Talvez possa vir a sardinha de chocolate
      depois da verdadeira assada :)

      Eliminar
  29. Uma fonte, um rato, um ausente e um monte de gentes decididos a enfeitar este espaço com tudo o que da imaginaçõn brotar.
    -Da fonte correm as ideias cristalinas e apreciadas pelos amigos que junto a ela convivem!
    -O rato?, devo dizer que é um sentimento estranho considerando que estou constantemente a afagá-lo e a dar-lhe toques, sempre e quando (como agora) estou "inter-ligado"; para mim seria mais correcto que fosse: uma rata!
    -Ao ausente desejo que passe um excelente tempo de férias, que traga boas recordaçõns e reservo-lhe à chegada um sonoro xôxo.
    -Às gentes que por aqui passam e se divertem com o prazer de participar nas ideias e nos enigmas, o desejo que por cá continuem.
    Para todos beijos e abraços embrulhados em sorrisos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. cantinhodacasa1/6/17 21:22

      Rata chamo eu à minha gata.

      Eliminar
  30. Aqui nesta fonte,
    Vêem todos beber
    O Rui faz a ponte
    Entre amigos a valer

    Ele há coisas por aqui,
    Que fazem falta na mesa
    Arraial e festim
    Haja festa sem pressa.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Esmeralda, tens razão
      O Rui sempre foi a Ponte
      A amigos do coração
      Nasceram por beber da FONTE.

      (^^)

      Eliminar
  31. Ai Jesus, tanta alegria!
    O Rui só pode adorar
    Abre a porta desta casa
    E o Rato vai procurar

    O Bicho feliz está a descansar
    Nem acredita que ouve chave rodar
    "Querem ver que ele já chegou?"
    "Estou tramado vou trabalhar"









    ResponderEliminar
    Respostas

    1. heheheh

      Eu acho que até o rato
      Já tem saudades do Chefe!
      De pasmaceira está farto
      E isso é um grande frete!

      (^^)

      Eliminar
  32. Afinal eram versos
    o que aqui devia "botar"?
    Ora bolas, enganei-me!
    Uma prosa me saiu
    desta cabeça de galo
    pequena e sem espaço sequer
    para levar um estalo.
    ö_ö

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Não levas um estalo nada
      Senão ainda m'aleijo!
      Eu não tenho mãos de fada!
      Levas é um grande beijo!

      (^^)

      Eliminar
    2. cantinhodacasa1/6/17 21:30

      Vale tudo, senhor Kok
      Nesta fonte de inspiração
      O Pessoa no Ricardo,
      O chocolate na Redonda
      É esta prosa boua
      Que faz animar a malta.

      Eliminar
  33. Eu sinto falta da fonte
    Das palavras e enigmas
    Oh Rui andas pelos montes
    e a malta aqui a penar
    para que este blog volte a animar
    Volta
    Está perdoado!

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. ahahaha

      A Fonte estava a secar...
      Estava a faltar alegria!
      Vamos cantar e bailar
      E brincar até ser dia!

      (^^)

      Eliminar
  34. Tenho pena de me ir embora
    quando isto está a aquecer
    amanhã por esta hora
    o Rui vai enlouquecer ! :)

    beijinhos e até amanhã

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Se isto está a aquecer
      Traz daí um abanico!
      Quando o Rui tudo isto ler...
      Ainda lhe dá um fanico!

      hehehe
      (^^)

      Eliminar
  35. Agora que regressei
    É que todos vão embora?
    Já andei e caminhei
    E logo depois jantei
    Mas venho cantar agora.

    Vendo aqui tantos Amigos
    Fico de alma lavada
    Oh, Rui tu vais adorar
    Mas não te quero ver chorar
    Isto é amizade engraçada

    :))

    ResponderEliminar
  36. Para animar a malta,
    Há que ter apetite,
    Boa disposição não falta
    A começar pela Deusa Afrodite!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Tristezas não pagam dívidas
      Lá diz o velho ditado
      E se é pra rimar com cantigas
      JUNTOS damos conta do recado!

      (^^)

      Eliminar
  37. Boa noite meus Amigos
    Vou até ao meu Cantinho
    Amanhã virei de novo
    dar de comer ao Ratinho.

    Beijos, Beijokas e Abraços para todos.

    *-*

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. És das rimas a rainha
      Versejas como ninguém!
      E pra teres mais companhia
      Volto amanhã também.

      (^^)

      Eliminar
    2. Afrodite, já cá estou
      Hoje sem grande inspiração
      Água a deu água a levou
      Anda lá, vem dar-me a mão

      Anda lá, vem dar-me a mão
      Que o Rui vai ficar contente
      Companheira, traz o arco e o balão
      Que a Marcha precisa da gente...

      :))

      Eliminar
    3. (já cá toue!)

      O arquinho vai na mão
      Conta comigo ó amiga
      Já só me falta o refrão
      Para cantar a cantiga.

      Para cantar a cantiga
      Há que afinar a garganta
      Ninguém trouxe a jeropiga
      Que limpa a voz a quem canta!?

      Eliminar
    4. Jeropiga já é um pau
      Bebia-a no São Martinho
      Contenta-te com um bacalhau
      E um copito de vinho

      Eliminar
    5. Que limpa a voz a quem canta
      E a deixa bem afinada
      Precisamos pinga doce
      Pra fazermos a noitada

      Pra fazermos a noitada
      E esperarmos pelo Rui
      Rodopiando e bailando
      Qui'sto sem música não flui.


      Ó balha-me a Santa que a coisa
      já não corre de feição.
      Se a espera for pra durar
      lá vai o arco pró chão.

      eheheheh

      Eliminar

    6. Não desesperes amiga
      Quem espera sempre alcança
      Escolhe mais uma cantiga
      Pra continuarmos a dança.

      Eliminar
  38. Voltei, vou ler os comentários que antecedem para descobrir o que terei perdido e se sempre é para levar as sardinhas de chocolate...

    ResponderEliminar
  39. Ó meu rico Santo António
    Meu santinho milagreiro
    Traz depressa o amigo Rui
    E eu te rezo um ano inteiro

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Elvira,
      A promessa é pra cumprir
      Que o Santo é diligente.
      O "patrão" está quase a vir
      E vai ficar bem contente!

      (^^)

      Eliminar
    2. genteee estou admirada com tanta criatividade boa Essa da Elvira é D+ e Afrodite responde sem pestanejar... rs Isso é que são portugueses natos Tem poesia na alma.
      beijos meninas

      Eliminar
  40. cantinhodacasa1/6/17 22:33

    Se lhe dá o fanico
    É pelo bem que lhe queremos
    Deitamos nós os foguetes
    Ele apanha as canas de contente.

    Uma boa noite amigos
    Está na hora de largar o rato
    Beijinhos





    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Boas noites venho dar
      A cada amigo e amiga
      E a todos desejar
      Uma noite bem dormida!

      Até amanhã...
      (O último a sair que apague a luz e encoste a porta)

      Eliminar
  41. Isto está incrível, mas são todos poetas!
    (agora no futuro quando
    com desafios difíceis topar
    posso pelo menos pensar
    a sorte de na resposta
    não ter de versejar)
    e retiro-me esmagada que eu sou de prosa e não de versos :)
    (mas estou pronta a contribuir com as sardinhas de chocolate)
    beijinhos e boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Na alma de cada português existe um poeta Gábi! :))

      Agora sou eu que vou fazer como tu :)
      Vou ler os comentários que entretanto entraram e eu não li ainda.

      Obrigada pela parte dos beijinhos que me toca.
      Beijinhos e boa noite para ti também.
      (^^)

      Eliminar
    2. Todos, nós, portugueses temos alma de poeta.

      Uns são POETAS outros são poetastros...

      Eliminar
  42. 'Você me mandou poetar Afrodite,
    Pensando que eu não sabia,
    Só que acredite
    Tenho como vocês uma alma de alegria.'

    kkkk To adorando isso !!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ah poeta!!
      As margens do Atlântico hoje unem-se com o poder das rimas e da amizade!

      (^^)

      Eliminar
  43. Quase ficava de fora
    Deste arraial d'amizade
    Coisa mailinda de ver
    Tanto amigo de verdade.

    O Rui congrega os afectos
    De pais, de filhos e netos
    A alguém tão altruísta
    Não se estranha tal conquista.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Não se estranha não senhor
      É um grande amigo do peito
      Pois trata todos com amor,
      Muita amizade e respeito.

      Beijinhos Maria Tu
      (^^)

      Eliminar
  44. Como não tenho alma de poeta recorro a umas quadras que sempre foram muito importantes nos meus tempos de juventude:

    De minha casa até tua
    São dois passos de distância
    Cuidado não vás escorregar
    Numa casca de melância.

    De minha casa até tua
    Vai uma distância pequena
    Cuidado não vás escorregar
    Numa casca de banena.

    Aquele abraço, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Olha o Pedro tão sozinho!
      Não tinha visto esta entrada...
      Trazei-lhe um copo de vinho,
      Broa e sardinha assada!

      (BFS Pedro)
      (^^)

      Eliminar
  45. Fui a este bloguinho buscar as quadras de Santo António, que é um santinho bem português, e casamenteiro!
    http://poetatodososdias.blogspot.pt/2012/06/quadras-ao-santo-antonio.html
    Espero Rui que leves esse ratinho às sardinhadas para que ele engorde um pouco !!!
    beijinho!


    QUADRAS AO SANTO ANTÓNIO

    Não precisa de altar
    O nosso Santo Antoninho
    No coração pode ficar
    Fazer dele o seu cantinho.


    Às moças casamenteiras
    Recomendo uma oração
    Peçam com boas maneiras
    O Santo nunca diz não.


    Leva o arco e o balão
    Salta depois a fogueira
    Nos velhos tempos d'então
    Era assim desta maneira.


    Um manjerico com quadra
    Faz parte da tradição
    A minha ainda se guarda
    Como boa recordação.


    Com o Menino ao seu colo
    Se apresenta Santo António
    Porque setrá? Nunca a solo?
    Talvez por temor ao Demónio.


    Oh, manjerico bem cheiroso
    Pelo regar e por ao luar
    Dá-lhe um rapaz bem jeitoso
    Para com ela se casar.


    Santo António de Lisboa?
    São dizeres sem maneiras
    Inventos assim à toa
    Ele está em Oeiras.


    Na Marcha do Stº.António
    Vou cantar uma trova
    Afastarei p'ra longe o Demónio
    Criando uma alma nova.


    Santo António milagreiro
    Meu rico e bom santinho
    Aumenta o meu mealheiro
    Eu que sou tão pobrezinho


    Vou comprar um manjerico
    Ao meu amor o irei dar
    E à noite no bailarico
    Faremos um lindo par.


    Santo António dos milagres
    E também casamenteiro
    Diz-me que novas nos trazes
    Neste dia tão soalheiro?


    De tanta coisa boa
    Que a vida nos quis dar
    Stº. António de Lisboa
    Tudo vem abençoar.


    Na quadra de 4 versos
    Uma queria compor
    Renegar males diversos
    Pensando só no amor.


    Fazem favor sejam felizes
    Não o peço por caridade
    Lembrai que somos petizes
    De novo perla idade.


    Santo António e o Menino
    Que lindos eles são
    Jesus num desatino
    O frade esquece o sermão.


    Alegria não paga imposto
    Só nos faltava mais esta
    Quero tudo bem disposto
    Contentes na nossa festa.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Angela,

      Aqui as quadras são em honra a outro "santo"!
      hehehe

      Boa recolha a tua!
      Estas quadras vão dar jeito daqui a dias :))

      Beijinhos de festa
      (^^)

      Eliminar

  46. E agora da minha autoria
    Para os amigos nada falta
    Vou deixar esta alegria
    Para acompanhar a malta


    A Afrodite é uma diva
    Que a todos incentiva !
    Mas ainda o ratinho não sabe
    Que por muito que se babe
    Muito vai ter que clicar
    Para ao fim dos posts chegar

    E se foi para descansar
    Que o repouso se fez
    Se esperam vê-los engordar
    Ainda não será desta vez !!!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Amiga, os dias de Festa
      Não são para descansar!
      Há que lhe suar a testa,
      De tanto cantar e bailar.

      Pode o rato descansar
      Pode engordar como um ovo
      Mas quando o Rui cá chegar
      Irá trabalhar de novo!

      (^^)

      Eliminar
  47. cantinhodacasa2/6/17 20:05

    E no centésimo post
    Estou aqui para o comemorar
    Esta festa de arromba
    Que o Rui vai delirar.


    Bom fim de semana amigos.

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Que pontaria!!!
      Ficaste com o comentário nº 100! :))

      Eliminar
    2. cantinhodacasa3/6/17 00:09

      Ahahahah!
      Quando entri e vi 99 comentários, tratei de imediato de celebrar o 100º.

      Beijinhos

      Eliminar
  48. Ai, chego já com a festa tão adiantada! Não sei se consigo rimar, assim de repente...
    Entretanto trago aqui medronho e medronho-mel. Dizem que ajuda a digestão. Saúde!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Medronho-mel se for bom
      Enche-me o copo, Luísa
      Vou buscar o arroz-doce
      Que a Afrodite traz pizza.

      :)

      Eliminar
    2. Jeropiga, medronho ou vinho...
      Qual destes tu queres na taça ?
      Bacalhau em pastelinho
      Ou uma alheira de caça ?

      Eliminar
    3. Alheiras de caça e medronho
      Deve ser mistura forte
      Como vou prá cama e sonho
      Bebo e como o que calhar
      Pois sou uma mulher do Norte...

      ;)

      Eliminar
  49. Tenho o pé avariado
    Não vou poder dançar
    Mas uma sardinha assada
    É que não vou dispensar!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Mesmo com o pé avariado
      O apetite não vai faltar
      Sardinha e pimento assado
      E tinto p'ra acompanhar.

      Eliminar
  50. Ainda agora cheguei
    e já saio bem tristinha
    coisa que não imaginei
    ao ver o estado do rato
    e o dono na boa vidinha
    ele nu sem fato
    tão só sem uma ratinha.


    Como não tenho tempo para ler os comentários, nem jeito para estas coisas, deixo um beijinho muito especial para todos com desejo de um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ratos, ratas, malandrice
      A verem-se-lhe as costelas
      Há quem goste de três botões
      Gosto mais de zipperdelas

      Eliminar

    2. Ricardo, vê lá amigo...
      Trata disso com cuidado
      Se não ficas de castigo!
      S'ele te fica entalado!

      (^^)

      Eliminar
    3. De castigo não vou ficar
      Porque uso azeite galo
      Para não correr o perigo
      ....De entalá-lo !

      Eliminar

    4. De "azeites" percebo eu tanto!
      De entalanços é que não.
      Mas juro-te p'la alma do Santo
      Que não vejo a ligação.

      Que não vejo a ligação
      Entre o azeite e a braguilha
      Mas caso tenhas razão
      Q'ele não acabe na bilha.

      Eliminar
    5. Nada melhor que olear
      Todas as partes que roçam
      Para melhor escorregar
      E não criarem atrito...

      Não rima mas é verdade :D !!!

      Eliminar
    6. ou...

      Nada melhor que olear
      Para evitar aflitos
      e para melhor escorregar
      E não criarem atritos...

      Eliminar
    7. cantinhodacasa3/6/17 00:14

      Que poetas tão malandros!
      Encontrei agora aqui.
      É azeite, é braguilha
      É roçar, é escorregar.
      Vejam ó meninos
      Os atritos que vão arranjar.

      Beijos

      Eliminar

    8. Não ligues amiga Maria
      Já é o tinto a falar por nós
      Nunca nos falte alegria
      Nem se nos embargue a voz.

      Eliminar
    9. Queridos! cuidado com as prosas
      a misturar braguilha e Santo
      Assim um tanto nebulosas
      Rui nao vai ver nenhum encanto!

      Rindo muito :(( com certeza nao sei poetar como os amigos portugueses ,mas também nao quero ficar fora do arrail .
      Beijos Ricardo, Afrodite Cantinho da Casa e a querida poetinha Flor de Jasmim(Adélia)
      Adorei!

      Eliminar
  51. Boa noite amigos,
    Vinde saber se sabê-de novas do nosso amigo?
    É que o arraial está montado, mas sem o dono do pedaço, não tem graça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elvira,
      Patrão fora dia santo na loja!
      hehehe

      Acredito que ele amanhã já possa vir ler tudo o que semeamos para lhe fazer esta festa surpresa!

      (espero que ele goste)

      Eliminar
  52. POBRE, RUI!

    Ele chega cansado da viagem e tem logo uma questão a resolver: ler as mil quadradas populares escritas pelos diversos amigos virtuais e não virtuais ou regressar ao local onde comportilhou o silêncio com a Lena.

    ResponderEliminar
  53. :))) Está tão gira a fotografia do rato super gordinho, fez-me rir quando a vi :)
    um beijinho e um bom regresso :)
    Gábi

    ResponderEliminar
  54. A TODOS

    O post foi re-editado !

    Na "impossibilidade" de responder um a um a cada comentário decidi fazê-lo colectivamente no texto da re-edição, pelo que lhes peço que o leiam lá ! :)

    Devo dizer-lhes que li com a maior atenção um a um, cada um dos Vossos comentários, que lhes agradeço com muita emoção !
    Vocês são MARAVILHOSOS !

    GRANDE ABRAÇO !

    ResponderEliminar
  55. Bom, mas que bonito está o casal. E o ratito feliz da vida. Agora com toda essa canseira e apenas 5 horas para dormir, deve mesmo estar a precisar de férias de novo.
    Um abraço e seja bem vindo.

    ResponderEliminar
  56. Férias para descansar das férias é coisa de que por vezes também sinto necessidade. O ratinho está com ar muito feliz. :) Bom regresso, Rui!

    ResponderEliminar
  57. Prezado Amigo Rui Espírito Santo.
    Folgo saber que retornaram incólumes da memorável estadia sob a égide de Netuno.
    Caloroso abraço. Saudações singradas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
  58. Rui
    Andámos por aqui a fazer uma "rave" ! "Patrão fora dia santos na loja !"... foi divertídíssimo !!!
    Grande Abraço para ti e para a Lena !

    ResponderEliminar
  59. Amigo Rui, em dez dias o teu rato engordou muuuuuito! :)

    Tu a chegares e eu a partir, mas ainda bem que agora nos cruzámos neste autêntico arraial de amigos!

    Beijinhos !

    ResponderEliminar
  60. Ora até que enfim, finalmente o simpático casal resolveu aparecer, já tinha, eu e todos saudades vossas, mas fico feliz por se terem divertido. Nós na vossa ausência também tentámos animar este espaço e resultou, o ratito está bem mais gordinho :)
    Beijinhos para os dois

    ResponderEliminar
  61. cantinhodacasa4/6/17 21:28

    Veio o Rui da folia
    Passear, ver, comer, beber dançar e...
    AMAR!!!!
    Grande Rui!
    Viva a vida, vida a amizade, viva o amor.
    Parabéns Rui e Lena.
    Adoro-vos

    Um abraço forte deste lado.

    ResponderEliminar
  62. O amigo Rui da Fonte
    Foi passear mais a Lena
    Traz consigo desafios ao monte
    que eu não vou resolver... uma pena!

    Bem vindo, bem vindo de volta
    Já tardava, sim senhor!
    Não alinho, mas que importa
    Se vos tenho tanto amor!!!

    ResponderEliminar
  63. A fotografia do casal está mesmo muito catita.
    Bem vindos de volta ao bairro da amizade 🎈🎈
    Masoquistas como somos, já tínhamos saudades dos quebra-cabeças do mestre Espírito Santo.

    ResponderEliminar
  64. Agora já recuperado
    Desta tamanha emoção,
    Quero agradecer a TODOS
    Do fundo do coração.

    Que bem é que eu fiz a Deus
    Pra merecer tal recepção ?
    Ter assim Amigos meus
    Consola-me o coração !

    Um arraial à maneira,
    De iniciativa divina,
    Trouxe alegria certeira
    A esta malta catita.

    A bela sardinha assada
    Com tomatada e com tudo,
    Até com zip oleado,
    P´ra não entalar canudo .

    Uma salada bem boa
    Um caldo verde e bom vinho
    Foi mesmo uma coisa boa
    E não faltaram os Cantinho.

    E não faltou mais ninguém
    Nesta festa preparada
    Que bom é fazê-lo bem .
    Não é preciso mais nada !

    Agora digam-me lá
    Se não é bom ir de férias .
    Chegar e ver isto,... pá, ...
    Deixem-se lá é de lérias !

    Na próxima, vocês já sabem.
    Vamos todos em conjunto.
    Os que ficam que se danem,
    Laureamos o presunto !!!


    Mais uma vez e agora sem rimas, Vocês são a coisa mais maravilhosa do mundo !!!
    O que me ri com os vossos versos !… De todos, o que é impossível aqui citar, um por um ! :)))
    Creiam que lhes estou, a todos, imensamente grato !!!
    Não contava mesmo com esta recepção !!!
    Posso-lhes dizer que, o fanico não me deu, mas mais uma vez lhes confesso que a emoção foi muita e claro, sou de lágrima mimalhota, tal como lhes dizia ! :))

    Um ENORME ABRAÇO a TODOS os meus AMIGOS Bloggers !!!
    Será que poderá haver algo mais valioso que uma Grande Amizade entre todos ?...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Tu mereces todo este carinho e muito mais!
      Já ouviste falar na "lei do retorno"!?...
      Pois é a hora de tu também receberes de volta a colheita de tudo o que tens semeado! :)

      Abraaaaaço!!
      (^^)

      Eliminar
    2. Descansa lá das férias, Rui, depois vem dizer-nos por onde «andasteis» que vos vejo lindos de morrer.:))
      É como diz a Afrodite, se há alguém que merece tudo, esse alguém, és tu, Amigão, pelo muito que nos tens dado.
      Depois, foi um prazer vir aqui cantar e bailar. :)

      Beijos para ambos e um grande abraçaço.


      Eliminar
    3. Rui, dou graças a Deus no dia em que me lembrei de entrar no teu Blogue e começar a seguir-te. Foi graças a ti e aqui, que conheci Pessoas que me dizem muito mesmo !
      Obrigado Amigo e Grande Abraço

      Eliminar
    4. O Rui é gente boa
      De uma especial simpatia
      E bem merece de volta
      A amizade que cria

      Eliminar
    5. Grande poeta é o povo!!! Eh eh eh eh....

      O nosso amigo Rui
      Cansado que vem da festa
      Nem descanso tem! Ui!
      E logo dá uma resposta como esta!!! :)))

      Eliminar
  65. E eu?
    Porque a vida
    Sao dois dias
    E tu tiveste muita acção
    Agora estás mais calmo
    Poisa aqui a tua mão

    Se um dia precisares
    Não hesites em ligar
    Se eunãoo puder
    Espera que a ajuda vai chegar

    Pediram-me para escrever
    Qualquer coisa pois então
    Eu poeta não sou
    Mas invento uma canção
    Kis :=]

    ResponderEliminar
  66. ainda bem que foi diversão e descanso. :)

    um beijinho

    ResponderEliminar
  67. cantinhodacasa5/6/17 18:47

    Para o ano, se for possível, vamos alugar um autocarro, alugamos um hotel, uma praia, uma herdade no Alentejo, o que quiserdes, e vamos todos junto, malta.
    Em vez dos dois almoços, fazemos um cumbibio juntos.
    Planeiam 3 ou 4 dias de férias que roubam às férias de verão.
    Pode ir a família
    Queremos é farra.
    Pensem nisso.
    Seria tão bom!
    Beijos

    ResponderEliminar
  68. Anónimo5/6/17 19:13

    Bem vindo ao Reino da Amizade!

    Abraço

    LM

    ResponderEliminar
  69. Na parte que me toca, nem que tivesse escrito 1001 quadras, deixaria de estar em dívida consigo amigo Rui.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  70. Que lindos que vocês estão !
    Um casalinho à maneira !
    Lemos que houve emoção
    No final da brincadeira :)

    Se a viagem foi de encanto,
    Vê-se no vosso sorriso,
    Não há lugar para pranto
    Quando se vem do paraíso !


    bom regresso, Rui

    Angela

    ResponderEliminar
  71. Amigo Rui
    Tu mereces tudo e muito mais, para versos não tenho jeito, mas acredita que foi comovente o que escreveste.
    Espero que recuperes bem depressa da canseira das férias e voltes a animar este espaço com mais um daquelas frases, tipo:
    Adivinhem onde eu fui? rsrsrsrs

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  72. Todos

    Mais uma vez e pedindo desculpa por não responder a cada comentário individualmente, o que me penaliza, lhes agradeço todas atenções que tiveram para comigo durante a minha ausência e mesmo após a chegada !

    Não lhes agradeço a Amizade, porque essa, nunca se agradece mas sim se retribui !

    Um Grande Abraço muito sentido a todos e vamos então passar à fase seguinte, do trabalho ! eheheh

    Até,... :)

    ResponderEliminar