03/03/2017

"QUAL É O QUADRO DE QUEM"


Re-editado com a chave final e considerações :

Antes de mais a minha GRATIDÃO a todos que se prestaram a colaborar e enriquecer este passatempo !!!

Devo dizer que foi para mim uma GRATA SURPRESA, o modo como ele decorreu !
Surpresa atenuada talvez, pelo facto de ter dado tempo e alguns "dados da matéria", para irem "estudando a lição" com tempo e calma ! rsrs
ehehe... Isso, até me faz "ter peneiras" que afinal até poderia ser um "Bom Professor", aplicado, meticuloso  e motivador, o que se pode avaliar pelos resultados ! eheheh ( gaba-te cesta ! rsrs  )

Mas, afinal, as "vedetas" e os merecedores de elogios, são é os meus amigos, presentes no desafio e não propriamente este !

Por cada um deles, algumas considerações, por ordem dos acertos e os meus sinceros PARABÉNS aos que acertaram na chave completa :

AFRODITE - Temos que aceitar que já não é surpresa ! :)) ... Sempre na 1ª linha, para além do acerto rápido (15 h passadas), ainda me serviu de "Anjo da Guarda" em algumas situações (em que bem precisei de apoio), tal era a carga, tudo ao mesmo tempo ! rsrsrs
Uma Grande Amiga dos seus Amigos !

ESMERALDA - Foi a maior surpresa neste "jogo" até pelo facto de ser a primeira vez presente neste tipo de desafios neste blog ! ... Surpresa ainda pela rapidez com que encontrou as 10 primeiros correspondências certas, numa só jogada, o que muito veio a ajudar todos os outros ! :) ... Foi uma "bela aquisição" para esta "maravilhosa equipa" e creio que se vai juntar à "Família" ! :) ... Vamos contar com Ela !!!

ELVIRA - Apesar de "relativamente" recente nestas coisas (neste blog) , tal como a Esmeralda e quase em simultâneo com ela, quer nas 10 primeiras correspondências, quer na finalização do desafio, foram de enorme valia para todos os outros, que puderam aproveitar "a boleia" dessas 10 primeiras correspondências, facilitando-lhe a tarefa ! Um verdadeiro exemplo de aplicação, força de vontade e querer de que já tem dado provas noutros tipos de desafios.

JANITA - Temos também que aceitar que sem grandes surpresa, calmamente e com poucas tentativas, levou facilmente o desafio a cabo ! :) ... Obrigado, Janita ! ... e desta vez nem "resmungou" (que eu puxava-lhe as orelhas ) ! rsrsrs ... Foi muito Querida ! :)

FERNANDA - Uma surpresa (para mim), por uma particularidade, que até a mim enganou ! 
Estava a comentar pouco, mas usou uma técnica (tal como eu faria) de já ter conhecimento das correspondências das 15 que tinham sido reveladas (para quem faz a escrita correcta) e se apostou apenas na procura das 5 restantes, ao ponto de me iludir e deixar libertar (sem ver) 5 palpites, que afinal estavam todos certos e eram os 5 que faltavam para a conclusão da grelha para todos, se eu respondesse nesse comentário, que estavam todas certas ! rsrsrs

RICARDO SANTOS - Também sem surpresa, não se mostrou muito e foi muito eficaz nas suas respostas. Foi com "uma perna às costas ! :))  Os seus próprios desafios já lhe deram a "tarimba" necessária ! :)

REDONDA - Sempre no seu estilo habitual, mas muito mais eficaz ! eheh ... Apareceu, viu e venceu, desta vez, numa penada, embora com a série de "pensamentos dela" que vai deixando deixando escritos durante a leitura dos "comentários anteriores" ! rsrs ... Criou já, esta "Imagem de Marca" ! :))))

PEDRO COIMBRA - Eheheh... Sabem que Este nosso Amigo, deve ter tido uma noite muito curta ? :)) ... É verdade ! Teve que "desistir" a certa altura da longa noite, por cansaço , faltando-lhe apenas uma troca entre 3 letras , o que fez de imediato ao acordar ! rsrs... Obrigado, Pedro ! :) ... Se não fosse isso, estaria bem mais lá para cima ! :) ... a diferença horária atraiçoou-o ligeiramente ! :) 

LUISA - Levou este desafio muito a sério e acabou bastante cedo, mas debatendo-se com uma dúvida persistente entre duas "correspondências" o que a fez ter que descansar e deixar para ontem de manhã a finalização com êxito, do desafio ! ... Como se costuma dizer, "o rabo é o mais difícil de esfolar" !  Obrigado Luisa ! :)

PAPOILA - Curiosamente muito a par da Luisa ! Começou muito bem, deu belíssimas pistas a todos (foi até "decisiva"), ajudando os outros e de que maneira, mas o trabalho fê-la interromper o desafio e daí, só ontem à noite ter terminado, curiosamente tal como a Luisa, debatendo-se apenas com uma troca de letras entre dois nºs ! Foi uma lutadora ! :) ... e afinal, este desafio teve o condão especial de lhe "abrir o apetite" ! :))

Destas, embora não acabando a grelha, mas também a minha gratidão :

LM - Eu fui culpado na evolução da sua aplicação, por me ter passado despercebido um comentário/palpite seu que estava "escondido" numa resposta a um comentário muito lá em cima ! :( ... Sabem como é importante que os comentários com palpites sejam colocados no fim da lista dos comentários ?! ...
As minhas desculpas, LM. ... A altura do desafio também não foi a mais conveniente ! :(

CATARINA - rsrsrs... Esta Amiga  bem se debateu na procura da "chave", mas "caíu de cansada" e confessa "preguicite" . "Depois do exercício mental", teve que ir comer um "medalhão de lombo", bem acompanhado, enquanto "Contemplava o Ocidente" e do qual deixou um bocadinho para nós  ! ...  Desculpa lá a trabalheira ! rsrs

MANU - Outra Grande Amiga, para quem este desafio não calhou na melhor altura , por alguns "imprevistos" (uma semana má), o que a impediu de estar mais presente e "apostar" tanto como desejaria ! :( ... Deixa lá, Manu, que ficará para a próxima ! :)

EMATEJOCA - Esta nossa "Amiga de longe", entrou e voltou a entrar e teve que sair de repente, já com um pé fora da porta, que o dia não foi também o mais propício a estas coisas ! 
Para mais, pensava que iria durar até ao fim de semana, como eu tinha previsto ! :( 
Mas ainda fez muito "boa figura", mesmo sem tempo !

CANTINHODACASA - A Maria Araújo, chegou tarde mas ainda a tempo de fazer várias tentativas bem sucedidas ! ... mas confessa que o facto de saber de antemão aquelas 15 a inibiu um pouco de continuar.

AVOGI - Esta Amiga madeirense, andou à noite a tratar dos assuntos relativos à vinda a Braga, chegou muito tarde e achou que já "tinha perdido o avião", o que a desmotivou ! ... e por isso, em 30 de Abril, vamos "ajustar contas" em Braga ! :)))  Ela é boa miúda !

PORTUGALREDECOUVERTES -  A Angela, com pena minha,  desta vez receou a complexidade do desafio que também não calhou na melhor altura. Ficará para o próximo ! :)

PROF JOÃO PAULO - Diz ter ficado mais baralhado que cusco em Procissão da 6ª Fª Santa, após várias horas de pesquisa e que não considera pertinente copiar as respostas certas dos outros ! :( Ora eu penso que "neste caso" é legítimo, pelo menos numa primeira fase, por se tratar de um anunciado "Desafio Colectivo" ! Bom. Até por isso, mais tarde fizemos-lhe a vontade ! :)) Ficará para a próxima, porque a sua presença é muito importante !

SILO LÍRICO - Diz que não arriscou opinar, por desconhecimento de causa, mas eu acrescento que talvez mais por não ter ainda participado num destes desafios ! 

A OUTRA - Quem será esta "Outra", não sei, embora me palpite ! rsrsr

DANIELA - Já chegou quase no "fim da festa" ! :) ... Talvez para a próxima !? ...

DIANA FONSECA -  Não participou dizendo que ela e a pintura não são grandes aliadas !




Já quanto ao desafio , poderemos ver abaixo, agora, os quadros já identificados com o seu autor 

 PINTURA PORTUGUESA - DESAFIO COLECTIVO


Uma boa oportunidade para nos apercebermos que grandes pintores portugueses não são apenas:

Graça Morais,  Josefa de Óbidos,  Vieira da Silva,  Paula Rego,  Abel Manta,   Amadeo de Souza Cardoso,   Silva Porto,   Columbano Bordalo Pinheiro,     Grão Vasco,   Henrique Medina,   Henrique Pousão,   Almada Negreiros,   Malhoa,   Stuart Carvalhais,     Nadir Afonso,    Rafael Bordalo Pinheiro, Abel Salazar,  Nikias Skapinakis,  Julião Sarmento ,  Sousa Pinto, Arpad Szenes,  Francisco de Holanda,  João Vaz,   António Carneiro,   Acácio Lino, ...

...  e sei bem que mesmo de entre estes, há alguns que se distinguem !

Mas ainda, ... 

Ana Maria Botelho,   Ana Neves Guerreiro,  Ana Vidigal,  Ana Maria,  Cizela Björk,  Helena Almeida,  Artur Loureiro,  António Soares,  Lino António,  João Reis, Mário Eloy,  Alvarez, António Sampaio,  Menez,  Luis Demée,  Álvaro Lapa,  João Vieira, Manuel Casimiro,    José Girão,  António José da Costa,  Sousa Pinto,  Carlos Reis, Emmérico Nunes, Carlos Botelho,  António Quadros,  Areal,  A. Palolo,  Francisco Relógio,  Sá Nogueira,  Jorge Pinheiro,   Zulmiro de Carvalho,    Eduardo Batarda,  Angelo de Sousa, Noronha da Costa,  Sobral Centeno,    Cezariny,  Gerardo Burmester,  Carlos Amaral,  Alfredo Keil,  Almeida e Silva,   Alves Cardoso,  Armando Basto,  Carlos Amaral,  Mário Botas, Abel Manta,  Adriano Sousa Lopes, Albano Neves e Sousa,  Ayres Gouveia,  Alberto d'Assumpção,  Alberto Lume,  Alberto Péssimo, Albuquerque Mendes,  Alexandre Reigada,  Álvaro Morgado,  ...

E ainda outros, mais nossos conhecidos e amigos,

Fernanda Maria,  Isabel Anunciada Reeb,  Rui Pascoal, ... 

(de quem, só não usei as suas obras porque não tenho acesso a nenhuma que não esteja na net !)

.... e tantos, tantos outros, ... (Quem disse que não havia grandes pintores portugueses ?)

Mas há outros ainda (por ordem alfabética) e, alguns destes, não menos conhecidos, que eu vos proponho que consigam identificar nas suas obras, tais como :



Serão estes que estão em causa neste desafio :

A - António José da Costa  (1840 - 1929)
B - António Macedo  (1955 - ....)
C - António Saúde  (1875 - 1958)
D - Aurélia de Sousa  (1865 - 1922)
E - Dórdio Gomes  (1890 - 1976)
F - Eduardo Luiz  (1932 - 1988)
G - Francisco Simões  (1946 - ....)
H - Guilherme Camarinha  (1913 - 1994)
 I - João Augusto Ribeiro  (1860 - 1932)
J - Júlio Pomar  (1928 - ....)
K - Júlio Ramos (1868 - 1945)
L - Júlio Resende  (1917 - 2011)
M - Lima de Freitas  (1927 - 1998)
N - Manuel Cargaleiro  (1927 -  ....)
O - Mário Bismarck  (1959 - ....)
P - Portela Júnior  (1898 - 1985)
Q - Rogério Ribeiro  (1930 - 2008)
R - Santa-Rita  (1889 - 1918)
S - Túlio Vitorino  (1896 - 1969)
T - Veloso Salgado  (1864 - 1945)

A estes 20 pintores, correspondem os 20 quadros, abaixo .

A proposta de "Desafio" é essa mesmo e será uma "Maratona" de vários dias, com muito trabalho de parte a parte, mas especialmente meu :

Fazerem corresponder cada uma das pinturas abaixo (colocados aleatoriamente), os nomes destes pintores (mencionem-nos pela letra, p.f.).

As suas  pinturas respectivas, bastante representativas de cada um deles e bastante diversificadas no estilo.

Tal como em "Desafios anteriores" do género, deverão palpitar, indicando sempre primeiro o Nº do Quadro,seguido da respectiva letra correspondente ao pintor .

Comentários sempre do tipo :

22 - Z
25 - X
28 - Y
31 - V
33 - W

... e sempre num mínimo de 5 correspondências e máximo de 10.

Reparem que uma indicação minha de zero certas é boa para todos, porque podem ir eliminando essas possibilidades , bem como, se uma resposta minha de  "todas certas", será óptima para todos, porque lhes permite saber que essas correspondências estão certas !
Por isso é que lhe chamo "Desafio colectivo" !

Os palpites de cada um e as minhas respostas, podem ser aproveitados por todos ! :)
No fim, veremos quem acertou na totalidade, ou quem teve mais acertos !

Se por acaso houver alguém que pense ter acertado em todas ou quase, deverá p.f. enviar a resposta (chave) por mail, para eu não ser "obrigado" a informar que "estão todas certas", o que estragaria o jogo a todos os outros.

Finalmente, ... Não darei respostas (em princípio, entre as 23:15 e as 10:00 h., mas poderão enviar palpites ou comentários nesse intervalo, claro.


Ora, Cá Estão as Pinturas  !!! ...  Mãos à obra !!! :)



 1-A - António José da Costa -- (1840 – 1929) "Camélias – 1920" 

2-O - Mário Bismark - (1959 - ....) "Subida al cielo" 

3-B - António Macedo - (1955 - ....) "Óleo s/ tela"

4-L - Júlio Resende - (1917 – 2011) "Issorcalin" 

5-E - Dórdio Gomes - (1890 – 1976) "Óleo s/ tela - 1970" 

6-K - Júlio Ramos - (1868 – 1945) "A Tempestade" 

7-P - Portela Júnior - (1898 – 1985) "Feirantes"

8-H - Guilherme Camarinha - (1913 – 1994) "A Descida de Cristo da cruz 1941"

9-Q - Rogério Ribeiro - (1930 – 2008) "Espera na praia"

10-S - Túlio Vitorino - (1896 – 1969) "A Praia - 1941"

11-M - Lima de Freitas - (1927 – 1998) "Óleo -1963"

12-N - Manuel Cargaleiro - (1927 - ....) "Écritures - Divertissements 1987"

13-T - Veloso Salgado - (1864 – 1945) "Menino a descascar camarões – 1868"

14-R - Santa - Rita - (1889 – 1918) "Óleo s/ tela"

15-C - António Saúde - (1875 – 1958) "Paisagem – 1930"

16-I -   João Augusto Ribeiro - (1860 – 1932) "Retrato" 

17 -J - Júlio Pomar - (1928 - ....) "Le festins de Herode -1997"

18-G - Francisco Simões - (1946 - ....) 

19-F - Eduardo Luiz - (1932 - 1988) "Óleo s/ tela"

20-D - Aurélia de Sousa - (1865 – 1922) "A menina dos trapos" 




.

223 comentários :

  1. O quê!?
    Ainda não há comentários!?

    Bem, então começo por dizer que os quadros são todos muito bonitos e que vou aprender imenso com este teu post!

    E agora... vou trabalhar.
    Até já... que já volto com palpites! :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))... Fico aguardando ! :)))

      A minha escolha não foi baseada na "qualidade / beleza" das obras (seria ainda mais interessante), mas sim no "estilo" tipo do Pintor, de modo a poderem ser reconhecidas !

      Eliminar
    2. Também achei os quadros muito bonitos mas estava a contar que a Afrodite nos ia deixar já um primeiro comentário com pistas incríveis :(

      Eliminar
    3. eheheh... Queriiiiias ! ... rsrsrs
      É verdade , Gábi. Não sei por onde ela anda, mas tu sabes que ela é uma Professora e também uma "aluna" aplicadíssima ! ;)

      Eliminar
  2. Boa noite!
    Vai ser uma tarefa ciclópica! :)

    Abraço

    LM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De certeza, LM ! rsrs ... Já podes ir dando tiros, mesmo que fora do alvo, que também ajuda ! :)

      Abraço

      Eliminar
  3. 1ª tentativa

    01 - O
    02 - B
    03 - F
    12 - N
    19 - A

    And let the game begin...
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se será bom ou não, dependendo de saberes em qual acertaste !
      UMA certa !

      Eliminar
    2. Ah finalmente, será que são para falhar todos?
      Vou ter de ir buscar um papel e volto já...

      Eliminar
    3. uma certa é não é nada bom, acho...vou tentar descobrir qual será...

      Eliminar
    4. ahahah... Isto foi só para iniciar ! ... Foi "um balão de ensaio" ! :))

      Eliminar
  4. Aqui vão os meus palpites:
    T-16
    A-17
    R-19

    A ver...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa, pus ao contrário, aqui vão as minhas primeiras correspondências:
      16-T
      17-A
      19-R

      A ver....

      Eliminar
    2. Olá Esmeralda. Sê muito bem-vinda a este tipo de desafios,... e dado ser a primeira vez vou aceitar esse palpite .
      Repara que eu pedia 5 palpites no mínimo e 10 no máximo.

      Neste palpite, podes considerar que foi bom para todos, porque há já 3 correspondências que podem ser eliminadas. :)

      Zero certas (o que é bom !) ... Se fosse uma era bem pior para todos ! :) Obrigado.

      Eliminar
    3. Ups...principiante à vista que lê na diagonal, eheh
      Faltam duas certo?

      Sendo assim vão no mínimo e seguem:
      16-T
      17-A
      19-R
      12-N
      20-D

      A ver...

      Eliminar
    4. BOOOOA , Esmeralda !

      DUAS certas nesses 5 tiros !!! ... Raciocinando um bocadinho, acho que acharás que foi um belíssimo palpite !!! rsrs ... e não só para ti ! :)

      Eliminar
    5. Duas já cá cantam...faltam 18!
      Obrigada Rui...até já!

      Eliminar
    6. :))) ... Verdade, Esmeralda !
      Eu até diria mais : 2 certas e 3 com certezas !!! eheheh

      Até já ! Agora tens que estar muito atenta aos tiros dos outros , para ficarem mais algumas "no papo" ! :))

      Eliminar
    7. Já tenho/temos 10 "no papo"...eheh!

      Eliminar
    8. Está a ficar "expert" nestas coisas,... Óptimo !

      Eu só corrigiria para : no papo, no papo estarão Seis + três ! :)))

      Eliminar
    9. Vamos lá a ver...
      1-A
      2-O
      3-B
      4-L
      5-E
      12-N
      17-J
      18-G
      19-F
      20-D

      Como estamos?
      (em pulgas)

      Eliminar
    10. eheheh... Bem aproveitado o palpite da Elvira ( ... Obrigado, Elvira ! ... A Esmeralda agradece ! rsrsrs)

      DEZ certas em 10 palpites ! ... Bem aproveitado, Esmeralda !
      É assim mesmo !
      Colectivo, é colectivo ! eheheh

      Eliminar

    11. Desculpa contradizer-te Rui.... mas o seu a seu dono.
      Se reparares melhor nas horas de entrada dos comentários, o da Esmeralda entrou primeiro! :)
      Elas estavam a escrever em simultâneo... e por isso é que tu não deste conta deste comentário porque entrou o da Elvira logo a seguir.

      Beijinhos a todos... vou à deita que amanhã há mais.
      (^^)

      Eliminar
    12. ESMERALDA

      Eu peço desculpa ! O teu comentário é das 22:41 e o da Elvira é das 22:42 !!!

      Na verdade, nem uma nem outra tiveram oportunidade de aproveitar o palpite da outra !

      As minhas desculpas !!!

      Eliminar
    13. hehehe
      Cruzamento de comentários tal como aconteceu agora com os nossos! Deste conta do lapso sozinho... e eu devia ter estado quieta! :D

      Eliminar
    14. Obrigado, Afrodite ! Já corrigi !
      O que vale ter Anjo da Guarda por perto !!! rsrsrs

      Entretanto isto também serviu para eu chamar a atenção para o meu pedido no texto, para fazerem sempre os palpites no fim dos comentários !

      Esmeralda : Como o teu comentário ficou aqui em cima eu não me apercebi de imediato.

      Por favor dêem os palpites sempre no fim dos comentários, para não me "escaparem ! :)

      Eliminar
    15. eheheheh .,.. É verdade, Afrodite ! rsrsrs

      Quase, quase ao mesmo tempo !
      è BOm ter Anjos que me ajudem !

      É que responder aos comentários, fazer os registos, ver a entrar novos comentários, responder,m registar , mais outros e mais outros é complicado.

      Obrigado e por favor continua a alertar sempre que te apercebas de qualquer falha minha ! :))

      Eliminar
    16. Anónimo1/3/17 15:06

      Não vejo qualquer comentário da Elvira! :(

      Abraço

      LM

      Eliminar
    17. Anónimo1/3/17 15:34

      Não fiz qualquer grelha porque, como previa, estou com pouca disponibilidade a vários níveis para me concentrar mas cá vai com o aproveitamento do trabalho alheio:
      1 - A
      2 - O
      3 - B
      4 - L
      5 - E
      7 - T
      8 - M
      9 - Q
      10- C
      12 - N
      17 - J
      18 - G
      19 - F
      20 - D

      Confesso que a 1, a 3 e a 12 são da minha autoria mesmo assim devo ter erros!

      Abraço

      LM

      Eliminar
    18. LM

      Está mais abaixo, às 22:42, Leo ! :)
      Foram quase simultâneos, iguais e certos.

      Eliminar
    19. LM

      Cá está ele. O facto de o colocares em resposta a outro fez com que me tivesse passado, porque tinha pedido para colocarem sempre os comentários no fim da lista dos comentários gerais e não como resposta : :( ... mas aceito que a culpa foi minha ! :(

      Quanto aos palpites :

      ONZE certas nestes 14 tiros ! :) ... Se fizesses o registo, há pelo menos 15 que foram acertados na totalidade de 10 + 5 e estão por aí publicados (não retidos).

      Eliminar
  5. Cá vai:
    1-A
    3-B
    7-E
    12-N
    17-J
    18-G
    20-D
    Isto é que foi um atrevimento :))) fico ansiosa
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh... BRAVO !!!

      SEIS certas em 7 tiros !!! ... Muito bom !!!
      Será ainda melhor se conseguires saber qual a errada !
      Parabéns , papoila !!!

      Bjs

      Eliminar
    2. UAU!!! Estou super feliz :)))
      bjs

      Eliminar
    3. Super por teres 6 certas !!!, ... mas
      Super, super, era se sabes qual a errada ! rsrsrs

      Bjs

      Eliminar
  6. Boa noite Rui
    Não sei se conseguirei ir até ao fim do desafio, mas cá vai:
    5-E
    19-F
    4-L
    2-O
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Respostas
    1. Vou juntar os dois comentários, Ricardo, e ... BONGO !

      CINCO certas !!! :)) ... Parabéns e obrigado por todos !!! rsrs

      Abraço

      Eliminar
  8. 1 - A
    2 - O
    3 - B
    4 - L
    5 - E
    12 - N
    17 - J
    18 - G
    19 - F
    20 - D
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. EHEHEH... MAS O QUE É QUE é ISTO ? ... RSRSRS

      DEZ certas em 10 palpites ?!!!? ...

      A plateia agradece, Elvira !!! eheheh

      Abraço ! :)))

      Eliminar
  9. Não sei se conseguirei, neste momento o tempo está contra mim, mas vou tentar.

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que andar depressa, Manu !... Que metade já está acertado ! eheheh

      Beijos, Manu

      Eliminar
  10. Rui esta é forte!
    e que grande a minha ignorância em relação à pintura portuguesa :(
    volto amanhã
    boa noite
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh... Por este andar, amanhã já não haverá desafio, Catarina ! rsrsrs

      Até amanhã ! :)

      Eliminar
  11. Não queiram adivinhar tudo hoje. Deixem amanhã para algumas pessoas ! :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh... Pois é Ricardo ! rsrsrs ... O que p'ráqui vai de "experts" nestas coisas da Pintura ! :))

      Eliminar
  12. Tenho a grelha quase completa, mas incerta, claro.
    Diz-me lá Rui, para ir recolher:

    8--M
    10--J
    7--P
    6--C
    1--A

    Espero ou não, Rui?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Janita ! rsrs

      DUAS certas em 5 tiros ! ... nada mau ! :)

      Eliminar
  13. TODOS

    Por hoje, não responderei a mais comentários, o que não quer dizer que não possam continuar. Só que apenas amanhã de manhã os comentarei ! ... ok ?
    Até amanhã ! e Obrigado !!!

    ResponderEliminar
  14. 5-E
    6-K
    10-C
    17-J
    18-G
    Para juntar ás minhas seis seguem estas....
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respondo excepcionalmente porque escrevemos ao mesmo tempo :

      QUATRO Certas em 5 tiros ! :)

      Eliminar
  15. 1 - A
    3 - B
    7 - C
    20 -D
    10 - E
    12 - N

    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quatro certas em 6 palpites !!!

      :)) ... Boa

      Eliminar
  16. Ja não cheguei a tempo. Saí todo o dia
    Kis :=}

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chegaste a tempo, sim !!!
      A procissão ainda vai no adro ! ... ainda tem muito jogo pela frente ! :)

      Kiss

      Eliminar
  17. Prezado Amigo Rui Espírito Santo.
    Sabes que tenho grande apreço em ser aluno da Escolinha do Professor Rui da Bica, mas quando preparas uma aula anual com pesquisas tão abrangentes,que te deixa também atarefadíssimo, fico mais baralhado que cusco em Procissão da sexta-feira da Paixão de Cristo. Depois de mais de três horas de exaustivas pesquisas, atreladas a todas as estratégias possíveis e imagináveis para deixar o oráculo moderno propenso a abrir novas janelas - com tiros certeiros - mesmo a saber que tenho ciência das estratégias para o "voilá", dou por encerrada minha participação - na aula especial em curso - porque não considero pertinente copiar as respostas certas, como por exemplo, do meu contemporâneo Ricardo Santos, que já deu cinco tiros certeiros.
    Aguardarei a aula vindoura e cá estarei absorto a rever as imperdíveis películas do meu dileto cineasta tripeiro:
    https://www.youtube.com/watch?v=MbnIOxqs-Uk
    https://www.youtube.com/watch?v=Hi58H5MCtuA
    Bem como a imperdível entrevista no programa televisivo "Roda Viva", transmitido pela minha dileta TV Cultura, concedida pelo maioral:
    https://www.youtube.com/watch?v=UY_VMKa6nzE
    O maioral também é comprovado aqui:
    https://www.youtube.com/watch?v=zHf7rUhUPOw
    Dileto cineasta Manoel, sempre te amei, amo e amarei.
    Neste ínterim, meu prezado Amigo Rui Espírito Santo era um adolescente sonhador, que vivia cercado com muito amor e carinho dos seus amorosos e saudosos genitores e demais entes queridos;
    Caloroso abraço. Saudações manoelianas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    PS - Envio de mimo este vídeo para a aplicada aluna Catarina:
    https://www.youtube.com/watch?v=8xvv1lQ65Nw





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. : )) Obrigada pelo mimo!!! Gostei! : ))

      Eliminar
    2. Professor

      Ora vamos lá a ver ! ... O facto é que este é um Desafio Clectivo !... Ou seja : são todos contra mim ! rsrsrs
      Portanto, os comentários todos certos ou todos errados servem logicamente a todos ! Não há que estranhar ou achar que é injusto aproveitar os comentários dos outros.

      Num próximo farei o desafio igual, mas individual e isso já será diferente, porque moderarei os comentários 100% certos e os 100% errados.
      Por isso pode perfeitamente aproveitar os certos de certeza ! :)))

      Quanto aos filmes do Manoel de Oliveira, não poderei agora vê-los , mas logo que esteja disponível irei vê-los ! Obrigado !

      Abraço

      Eliminar
  18. Respostas
    1. Mais TRÊS certas em 5 tiros !
      Juntando os dois comentários , já faz SETE certas !!! :)

      Eliminar
  19. 1-A
    2-O
    3-B
    4-L
    5-E
    12-N
    17-J
    18-G
    19-F
    20-D

    Começo por acertar 10 em 10.
    Copiei.
    Depois vou procurar mais.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lógico, Pedro ! eheheh... Ou não fosse este um "DESAFIO COLECTIVO" ! rsrsrs
      Todos ficam a ganhar com os palpites dos outros ! rsrsrs

      Estou a pensar em fazer um outro desafio, mas com os comentários moderados ! :) ... Sempre será individualmente mais "justo" ! eheheh
      Mas está certo. Bem jogado ! :)

      Eliminar
  20. 6 - C;
    8 - H;
    14- I;
    11 - K;
    7 - M;
    16 - P;
    9 - Q;
    10 - R;
    15 - S;
    13 - T;

    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa, Pedro. Mais TRÊS certas nas 10 restantes. Só faltam 7 . :))

      Abraço

      Eliminar
    2. Mais três:
      6 - K
      7 - I
      15 - L

      Eliminar
    3. Mais duas:
      6 - K;
      7 - P;

      Eliminar
    4. NO total destes comentários CINCO certas, Pedro

      Eliminar
    5. Pedro, p.f. os palpites sempre no fim dos comentários, que assim torna-se complicado para eu acompanhar e também, mínimo de 5 !

      Abraço

      Eliminar
    6. E agora vamos tentar a grelha toda:
      1 - A;
      2 - O;
      3 - B;
      4 - L;
      5 - E;
      6 - K;
      7 - P;
      8 - H;
      9 - Q;
      10 - R;
      11 - M;
      12 - N;
      13 - T;
      14 - I;
      15 - C;
      16 - S;
      17 - J;
      18 - G;
      19 - F;
      20 - D.

      E então??

      Eliminar
    7. Pedro . Assim é-me muito difícil !

      Tinha pedido os comentários sempre no fim dos comentários do post e não como resposta a outros comentários !
      Também, sempre o mínimo de 5 !
      rsrs
      Assim, torna-se muito complicado e não posso libertar o comentário que enviou agora, às 13:43 .
      Neste comentário, estão as DUAS certas !!!

      Eliminar
  21. Segunda tentativa :

    06 - S
    07 - K
    09 - P
    11 - Q
    15 - C

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh... Tu sabes o que estás a fazer e eu também ! ...eheheh

      UMA certa !!! :)) ... Se fosse mais é que seria mau, não ? ... rsrsrs

      Eliminar
  22. Respostas
    1. Boa, Elvira !!!... Mais TRÊS certas (e diferentes das anteriores, o que perfaz TREZE certas ! :)

      Eliminar
  23. Pois vamos a ver se acerto nas duas que errei ou se faço pior.
    Volto mais logo.

    ResponderEliminar
  24. TODOS

    Como tenho referido, trata-se de um desafio colectivo. Como tal todos poderão considerar seus os palpites já dados e com 100% de certos !
    Poderão ver nos comentários dos 10 tiros da Esmeralda, da Elvira e do Pedro Coimbra quais são eles e sem retraimentos !

    Portanto os Nº : 1, 2, 3, 4, 5, 12, 17, 18, 19, 20
    Já todos poderão utilizar como certos, não tendo qualquer problema em inclui-los nos vossos próximos comentário !

    Inicialmente há uma grelha de 20 por 20 = 400 casas para preencher.
    Com estes 10 certos (de certeza) resta ainda uma grelha de 10 por 10 = 100 casas para preencher pela certa ! Ainda há muito jogo pela frente.
    Não se retraiam com o facto de já saberem quais são os 10 , mas mencionem-nos ! ok ? ...

    Abraço

    ResponderEliminar
  25. Respostas
    1. Neste palpite, mais TRÊS certas nos 5 palpites, Janita ! :)

      Com os DOIS anteriores, ficas com CINCO.

      Eliminar
  26. Todos

    Poderão pensar : Ah. Mas isso assim não é justo, porque me esforcei por descobrir as correspondências e afinal os outros é que aproveitam e sem "trabalharem" eheheh ... Até concordo, é verdade ! ... mas este foi anunciado como desafio colectivo !!!

    Poderão é fazer como eu sugeri, que é o seguinte: tendo a certeza dos vossos palpites, não os "denunciar" e cometer "erros premeditados" pelo meio, ou então, não os informar para já e tentarem descobrir os que ainda não sabem.

    Outra possibilidade, será, num próximo Desafio" eu ter os comentários moderados e não libertar os 100% certos ou errados !

    Abraço

    ResponderEliminar
  27. Ai, é pra mencionar? Então cá vai.
    Embora já tivesse na minha grelha de ontem 8 certos, só que quis continuar a pesquisar...HOje com menos tempo vai ser pior, mas até ao lavar dos cestos é vindima.
    Acho que comentários moderados seria melhor, muito melhor!!

    1—A----António José da Costa
    2—O----Mário Bismarck
    3—B----António Macedo
    4—L----Júlio Resende
    5—E----Dórdio Gomes
    6—
    7—
    8—
    9—R---Santa Rita
    10—P---Portela Júnior
    11—
    12—N----Manuel Cargaleiro
    13—
    14—
    15—C—António Saúde
    16—
    17—J----Júlio Pomar
    18—G----Francisco Simões
    19—F----Eduardo Luiz
    20—D---Aurélia de Sousa






    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ONZE certas neste 13 palpites !

      Bem jogado ! ... é assim mesmo ! ... O mesmo será dizer (10 +) UMA certa em 3 ! rsrsrs

      Portanto, ONZE certas no total, até agora.

      Só duas coisas, Jani : Não precisas de usar os nomes (dá muito trabalho para escrever) e também, eu tinha pedido para darem palpites entre 5 e 10 tiros (só para não ficarem os comentários muito "densos")!
      Obrigado.
      beijo

      Eliminar
    2. CORRECÇÃO

      SÃO DOZE certas no TOTAL, Janita (não onze)
      OnZE eram neste palpite, mas tinhas mais uma (diferente) certa anteriormente.
      Minha desculpas

      Eliminar
  28. Todos

    Não se entusiasmem, nem se iludam, com os resultados dos outros, até agora.
    É que pode acontecer, precisamente, que haja quem palpitasse pela certa os que tinha a certeza que estavam certos e o inverso, ou seja, aqueles que estão a guardar para si os que tem a certeza que já estão certos e a tentar é descobrir os que ainda não tem a certeza !
    Portanto, isto é muito relativo !

    Mais lá para o fim, eu indicarei uma data/hora para finalizar os palpites e aí então terão tempo para enviar os comentários em definitivo !

    Conforme já pedi, caso pensem já ter a chave completa, ou quase,
    deverão p.f. enviá-la por mail, para não "estragar" (oferecer de bandeja), o jogo aos outros !
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  29. Respostas
    1. :)) ... QUATRO certas neste palpite, Elvira ! :)
      Sabe qual é a errada ?... rsrs

      (Uma nota : Já despiu as roupas do Carnaval ? ... rsrs)

      Eliminar
    2. O Carnaval já lá vai... Rsrsrs

      Eliminar
  30. Nunca me dou muito bem com estes desafios gigantes.:)

    Em todo o caso e agora que outros comentadores já acertaram em meio caminho, pelo menos, vou dar uns tirinhos:
    8-H
    9-R
    10-I
    11-M
    17-J

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luisa ! Bom Dia ! :)

      Neste comentário , TRÊS certas !!!
      Espero que saibas quais são. (?) rsrs

      Eliminar
    2. Pois... isso agora é que é pior. :))

      Eliminar
  31. Respostas
    1. BOOOA !!! ... Elvira ! ...

      Neste comentário, TODAS certas !!!

      Eliminar
  32. Então e:
    4-L
    8-H
    11-M
    17-J
    18-G

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste comentário, as CINCO certas, Luisa ! ... Boa !!! :))

      Eliminar
  33. O António José da Costa é o das flores. Reconheci outros artistas, mas não tenho tempo para escrever.

    Um desafio fantástico, mas eu já tenho um pé fora de casa. Paciência!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))) ... Não posso considerar certo nem errado Teresa. :)
      Tinha pedido mínimos de 5 ! :)
      ... e não precisas indicar o nome. Basta a letra !

      Voltarás depois !

      Amanhã às 11 da manhã libertarei os comentários sob moderação e informarei os resultados ! :)

      Eliminar
  34. TODOS

    Neste momento, como todos poderão ver só restam 5 para acertar !!!

    15 já todos saberão quais são ! :))

    Nestas condições, passei os comentários a moderados , ficarão sob moderação.

    Assim sendo, estarão à vontade para comentarem como quiserem ficando os comentários retidos e sendo revelados os resultados amanhã às 11 da manhã , com a respectiva libertação dos comentários !!!

    Claro que quem quiser continuar parcialmente, como até aqui, poderei libertar os comentários , uma
    vez que não exerçam influência sobre os outros !

    Abraço a todos e Parabéns aos que já estão muito próximos da chave final !!!

    ResponderEliminar

  35. Então, e sendo assim, a grelha final a que eu cheguei e que também te enviei por mail, ficou com este aspecto:

    01 — A
    02 — O
    03 — B
    04 — L
    05 — E
    06 — K
    07 — P
    08 — H
    09 — Q
    10 — S
    11 — M
    12 — N
    13 — T
    14 — R
    15 — C
    16 — I
    17 — J
    18 — G
    19 — F
    20 — D

    Parabéns a TODOS e beijinhos em tons pastel
    (^^)

    ResponderEliminar
  36. Bem, aproveitando o que já aqui foi descoberto, vamos lá à lista toda:
    1-A
    2-O
    3-B
    4-L
    5-E
    6-K
    7-P
    8-H
    9-Q
    10-S
    11-M
    12-N
    13-R
    14-T
    15-C
    16-I
    17-J
    18-G
    19-F
    20-D

    Ai que "nérves"!

    ResponderEliminar
  37. Respostas
    1. Desculpa o atraso ! rsrsrs ... isto está a dar-me mais trabalho agora com as moderações ! rsrsrs

      Neste palpite estão DUAS certas !!!

      Eliminar
  38. Mas vai responder aos comentários como nos outros desafios não? Por exemplo, se a seguir ponho os cinco que falta, vai-me dizer na mesma se acertei e quantos não?
    10 -S
    11 - M
    13 - R
    14 - T
    16 - I

    ResponderEliminar
  39. Amigo Rui, só agora consegui vir aqui e vejo com satisfação que já está tudo quase encaminhado.
    Só faltam cinco palpites e claro os mais difíceis :)
    Vou arriscar sem muita convicção:)

    beijinho

    I- 10
    M- 11
    R- 16
    S- 14
    T- 13

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estão DUAS certas, Catarina !
      Nem bom, nem mau. :))

      Ah... por favor, não porque não seja compreensível, mas procura enviar os palpites com Nº - Letra .
      Obrigado
      Beijinho

      Eliminar
    2. Desculpa a troca do nome Fernanda ! :(

      Eliminar
  40. desculpa são estes :

    I-10
    M-11
    R-16
    S-14
    T-13

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (??)... Não compreendi a repetição, que é igual . (??)

      Eliminar
    2. pensei faltar uma , desculpa !

      Eliminar
    3. :)) ... Não faz mal. :)

      Eliminar
  41. Peço desculpa, Rui.
    Não tinha percebido que era assim tão complicado.
    Já enviei uma tentativa de chave completa.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  42. Ai que "nerves"...
    Seguindo:

    10-S
    11-M
    13-T
    14-R
    16-I

    (em pulgas) E aguardando com ENORME expectativa!

    ResponderEliminar
  43. Pedro Coimbra

    Nesse comentário das 14:12 estão TRÊS erradas. Pedro.

    mais uma vez lhe peço, p.f. envie os palpites para o fim dos comentários gerais e não como resposta a comentários seus ou meus, que assim fica-se completamente baralhado ! :)))

    ResponderEliminar
  44. Rui, não sei se era para o fazer, mas enviei para o teu e-mail a minha lista final, esteja bem ou esteja mal.

    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nessa relação estão QUATRO erradas, Janita. :(

      Mas faz-me o favor, agora que os comentários estão sob moderação , envia como comentário daqui em diante.
      Agora já não haverá o problema que se referiu anteriormente após a confirmação por todos das 15 certas !

      beijinhos

      Eliminar
  45. Então será assim?
    16 - T;
    14 -S;
    13 - I.

    ResponderEliminar
  46. Mais cinco tirinhos:
    10-S
    11_M
    13-R
    14-P
    16-T

    ResponderEliminar
  47. Vamos lá fechar:
    13 - S;
    14 -T;
    16 - I.

    ResponderEliminar
  48. Sendo assim vou trocando as que eu acho que podem suscitar dúvidas, que são nos Retratos.
    Deste modo, posso enviar apenas dois palpites de cada vez ou tenho de enviar 5 na mesma?
    10-S
    11-M
    13-I
    14-T
    16-R
    Ai, ai , ai que nervos TÃOOOOOO gigantes!

    ResponderEliminar
  49. ais uma tentativa:

    I-14
    M-11
    R-13
    S-16
    T-10

    ResponderEliminar
  50. Não percebo Rui. Os comentários estão moderados ou estão a sair? É que eu mandei um comentário logo quando disse que iam ficar moderados. e não sei se acertei algum tiro, ou se foi tudo para a água...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ver a caixa do correio, Elvira. Respondi-lhe para lá ! :))

      Eliminar
  51. Anónimo1/3/17 15:36

    Não sei como o meu comentário foi registado tão acima!

    Abraço

    LM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual deles, Leo ? ... mas eles ficam por ordem cronológica, a não ser se são em resposta a outro comentário ! (?)

      Eliminar
  52. Ai que trabalheira... :)
    10-S
    11-M
    13-R
    17-J
    18-G

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste comentário, QUATRO certas, Luisa ! :))

      Eliminar
  53. Yeahhhhhhhhhh, bem sabia que tinha acertado, só não sabia em qual tentativa.E tenho desculpa porque uso óculos mas passo a vida a perdê-los.
    Ora cá vai o meu palpite final:
    1-A
    2-O
    3-B
    4-L
    5-E
    6-K
    7-P
    8-H
    9-Q
    10-S
    11-M
    12-N
    13-T
    14-R
    15-C
    16-I
    17-J
    18-G
    19-F
    20-D
    E deixe-me agradecer ao Colectivo que (me/nos) deu uma tremenda ajuda.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  54. E mais uma vez:
    7-B
    8-E
    9-H
    10-S
    14-R

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste comentário estão DUAS certas , Luisa !

      Eliminar
  55. TODOS

    Se virem com atenção os comentários aqui registados e as minhas respostas, concluirão que apenas falta encontrar 5 (CINCO) correspondência !
    São elas :

    nº 10 , Nº 11, Nº 13, Nº 14 e Nº 16 !!!

    Todas as outras, em função dos comentários (desde que tenham sido registados), não oferecem dúvidas ! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  56. Já estou toda baralhada. Vamos ver se não meti os pés pelas mãos.
    10 - S
    11 - M
    13 - T
    14 - R
    16 - I

    ResponderEliminar
  57. 10 - S
    11 - M
    13 - T
    14 - R
    16 - I
    Será que é desta?

    ResponderEliminar
  58. Então, com a ajuda de quem chegou num instante a metade das respostas certas e com as minhas tentativas para a outra metade, aqui vai a minha lista final, a ver se não troquei nada... :)
    1 - A
    3 - B
    15 - C
    20 - D
    5 - E
    19 - F
    18 - G
    8 - H
    7 - I
    17 - J
    6 - K
    4 - L
    11 - M
    12 - N
    2 - O
    16- P
    9 - Q
    14 - R
    10 - S
    13 - T

    ResponderEliminar
  59. 12-N
    3-C
    18-G
    20-D

    Rui
    Por enquanto não tive tempo para mais, vou ainda tentar mais alguns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste palpite, TRÊS certas e uma errada !
      Devem ser sempre indicadas um mínimo de 5 ! :))

      Eliminar
  60. Grelha completa

    1 - A
    2 - O
    3 - B
    4 - L
    5 - E
    6 - K
    7 - P
    8 - H
    9 - Q
    10 - S
    11 - M
    12 - N
    13 - T
    14 - R
    15 - C
    16 - I
    17 - J
    18 - G
    19 - F
    20 - D

    ESTÁ CORRETO?
    Um abraço e sereno e feliz mês de Março

    ResponderEliminar
  61. Anónimo1/3/17 18:31

    Lamento que o meu comentário tenha desaparecido neste oceano!
    Vê se o encontras, por favor!
    Abraço

    LM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se perdeu, Leo ! :(( ... "Mea Culpa" ! :((
      Estava lá no meio dos "sob moderação" e não me apercebi. :(
      As "coisas" complicaram-se para mim, a partir do momento em que moderei os comentários !

      Vou libertá-lo agora e obrigado por alertares ! :)
      Desculpa o atraso !
      Abraço

      Eliminar
  62. Rui, vê lá, pf, se agora está bem:

    10--S
    11--M
    14--R
    16--I

    :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  63. Todos

    Bem que eu recomendei para fazerem "uma escrita", uma "grelha" onde pudessem ir registando as certezas, quer de comentários 100% certos, quer dos 100% errados !
    Quem tiver mesmo vontade de acertar na grelha total não terá outra solução. Se o não fizerem, torna-se praticamente impossível !
    Eu tenho aqui à minha volta montes de papel e o mesmo acontece quando estou do "outro lado" ! :)

    Pelos comentários que aqui estão visíveis e comentados por mim (especialmente da Esmeralda e da Elvira ) teriam pelo menos 15 com certeza absoluta ! ... e estão aí à vista ! rsrs

    Não digo os posteriores à moderação, claro ! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  64. Não arrisco opinar por desconhecimento de causa, mas as obras postadas são maravilhosas. Grande abraço. Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Laerte, obrigado pelo comentário !
      Neste caso, o "conhecimento de causa" até não é o factor principal ! Esse será mais o gosto pelos desafios "jogos" e pela pesquisa ! :)

      Outro grande Abraço ! :)

      Eliminar
  65. Amigo Rui, mais um tiro no escuro :)

    10-I
    11-M
    13-S
    14-T
    16-R

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste palpite, UMA certa, Fernanda !

      Obrigado :)

      Eliminar
  66. Rui,
    cá vai a nova grelha, ou seja, a mesma, mas com rectificação das que estavam mal.

    Beijinhos! :)

    1—A----António José da Costa
    2—O----Mário Bismarck
    3—B----António Macedo
    4—L----Júlio Resende
    5—E----Dórdio Gomes
    6—K----Júlio Ramos
    7—P----Portela Júnior
    8—H----Guilherme Camarinha
    9—Q---Rogério Ribeiro
    10—S—Túlio Votorino
    11— M —Lima de Freitas
    12—N----Manuel Cargaleiro
    13—T—Veloso Salgado
    14— R—Santa Rita
    15—C—António Saúde
    16—I- João Augusto Ribeiro
    17—J----Júlio Pomar
    18—G----Francisco Simões
    19—F----Eduardo Luiz
    20—D---Aurélia de Sousa


    *-*

    ResponderEliminar
  67. Com esta apontaria não vejo grande melhoria :)
    mais outra tentativa:)

    10-S
    11-M
    13-T
    14-R
    16-I

    ResponderEliminar
  68. Aqui vai o meu palpite final:)

    1-A
    2-O
    3-B
    4-L
    5-E
    6-K
    7-P
    8-H
    9-Q
    10-S
    11-M
    12-N
    13-T
    14-R
    15-C
    16-I
    17-J
    18-G
    19-F
    20-D


    Beijinho

    ResponderEliminar
  69. Tens os comentários moderados ? :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Ricardo ! Desde o princípio da tarde !
      :))

      Eliminar
  70. Rui, aqui tens o meu palpite completo

    1 - A
    2 - O
    3 - B
    4 - L
    5 - E
    6 - K
    7 - P
    8 - H
    9 - Q
    10- S
    11- M
    12- N
    13- T
    14- R
    15- C
    16- I
    17- J
    18- G
    19- F
    20- D

    Abraço

    ResponderEliminar
  71. Todos

    Só para informar que amanhã cerca das 11:00 os comentários serão libertados e de seguida feita a re-edição !

    Ainda para informar que acima, nos comentários, se podem encontrar todas as correspondências !
    Quem fez "uma escrita" com os respectivos registos, não deverá ter problemas em encontrar a chave do desafio !
    É só uma questão de um bocadinho de trabalho ! :))

    Abraço :)

    ResponderEliminar
  72. Última volta :)) Isto está ser um sucesso!
    1-a
    2-o
    3-b
    4-l
    5-e
    6-k
    7-p
    8-h
    9-q
    10-s
    11-m
    12-n
    13-r
    14-t
    15-c
    16-i
    17-j
    18-g
    19-f
    20-d
    Parece-me que estão todos :)))bjs

    ResponderEliminar
  73. Para já assim de caras, tenho a ideia que já terei visto dois dos quadros, mas não me lembro onde...
    vou procurar pistas nos comentários que antecedem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá ... a outra !?...

      Quem será esta "a outra" ?...
      Não sei bem porquê parece-me um tipo de comentário familiar ! :)
      Já ouvi alguém dizer, que "consegue ver a pessoa através da escrita" ! ... será que eu estou a "ver" bem ? ...
      Sejas bem aparecida ! :)
      rsrsrs

      Eliminar
  74. Olá Rui
    Por motivos imprevistos, não tenho podido dar a atenção devida a este desafio como é meu costume, mesmo assim, quero deixar aqui mais uns palpites e peço que me desculpes.
    12-N
    3-C
    20-D
    10-S
    17-C
    4-L

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manu

      Não te preocupes. Por mim, não há qualquer problema e não há nada para desculpar ! O desafio não saiu na altura própria. Acontece ! :)))

      Neste comentário, QUATRO certas em 6.

      Eliminar
  75. Acho que já sei todas com a minha grelha e como os comentários estão moderados vou passar a escrever aqui:
    1 - A
    2 - O
    3 - B
    4 - L
    5 - E
    6 - K
    7 - P
    8 - H
    9 - Q
    10 - S
    11 - M
    12 - N
    13 - T
    14 - R
    15 - C
    16 - I
    17 - J
    18 - G
    19 - F
    20 - D

    quando comecei só tinha quase a certeza de duas que penso estarão certas, e as outras fui conseguindo com os palpites e agrelha, amanhã volto para ver se acertei
    gostei muito deste desafio mas na próxima vez tenho que vir aqui mais cedo porque são todos muito rápidos nos palpites.
    um beijinho e até amanhã

    ResponderEliminar
  76. Para fechar que ontem estava com sono e a dizer disparates:
    10 - S;
    13 - T;
    14 - R.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  77. Chave completa:

    1 - A
    2 - O
    3 - B
    4 - L
    5 - E
    6 - K
    7 - P
    8 - H
    9 - Q
    10 - S
    11 - M
    12 - N
    13 - T
    14 - R
    15 - C
    16 - I
    17 - J
    18 - G
    19 - F
    20 - D

    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  78. Todos

    Eu tinha dito que iria terminar o desafio às 11:00 .
    No entanto, reparem, nunca houve um desafio colectivo tão rápido como este, o que apanhou alguns amigos/as desprevenidos, até porque pensava eu e cheguei a diz~e-lo iriamos ter "trabalho" até ao fim de semana !
    Não seria justo acabar já até porque há 2 amigas que apenas estão "presas" por uma troca de letras entre 2 Nºs (é só trocá-los) e há ainda mais 3 que estão "em jogo".

    Vamos prolongar o desafio até ao fim da tarde, OK ? ... :))

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Tu dás-nos desafios interessantíssimos e ainda por cima bastante acessíveis... não é de admirar o interesse de todos e a rapidez com que tudo se desenrolou.

      Já em jeito de balanço final posso acrescentar que gostei muito deste teu desafio e acho que todos ficamos bastante mais enriquecidos com ele.

      Não fosse o trabalho e a estafa que sei teres com este tipo de desafios eu diria já... venham mais!! :))

      Beijinhos, obrigada e parabéns a TODOS
      (^^)

      Eliminar
    2. :))) ... Sabes que eu te considero uma Querida e Grande Amiga, muito especial, talvez pelo facto de teres sido uma das primeiras Amigas que conheci "ao vivo e a cores", a par de mais algumas também igualmente especiais ! ... e, estão o que resulta dos "Encontros" ?...
      Por isso aceito essas tuas considerações como vindas dessa grande amiga que sei que és !

      Podes crer que foi "cansativo", mas também de um enorme prazer, para mim !
      Sim. Tenho mais do género em carteira. rsrs... Por mim, não me importo, mas reconheço a trabalheira a que alguns de vocês ficam sujeitos e retraio-me ! rsrs

      Deixarei outras considerações para a re-edição ao fim do dia ! :)
      Este desafio proporcionou-me várias surpresas ! :)

      Obrigado, Afrodite !
      Passa um Bom Dia de trabalho.

      Beijinhos do e no coração !:)

      Eliminar
    3. Já o tinha escrito e volto a repetir com prazer, estes desafios são enriquecedores, em cultura, em partilha e em convívio também,por isso mesmo o Rui está de parabéns a triplicar, pela paciência, disponibilidade e por me/nos receber assim tão bem.na sua "casa" virtual!
      Da minha parte, ADOREI!
      Obrigada!

      E mimos, numca são demais!

      Eliminar
    4. Olá Esmeralda ! :)... Que feliz fiquei com este teu comentário !
      ... e mais feliz ainda por vir de ti, uma Amiga nova "nestas coisas", neste blog !
      Devo dizer-te muito sinceramente e repara que não é só aqui que o digo (já o fiz há dias, com alguém), que tu foste uma maravilhosa surpresa, quer pela tua dedicação e aplicação, pela simpatia, pela compreensão (em certa altura, eu ia merecendo um puxão de orelhas ! rsrs) ... :))
      Pela minha parte, isso de receber bem, é "marca e uso da casa" ! :)) ... Não me lembro de ter reclamações ! rsrs

      Mimos e um Grande Abraço ! :)

      Eliminar
  79. Depois de um equívoco com duas letras, segue agora a minha lista final:
    1 - A
    3 - B
    15 - C
    20 - D
    5 - E
    19 - F
    18 - G
    8 – H
    16 - I
    17 - J
    6 - K
    4 - L
    11 - M
    12 - N
    2 - O
    7 - P
    9 - Q
    14 - R

    ResponderEliminar
  80. Para mim não foi fácil.
    Quando entrei no Coisas, há um ano, mais coisa menos coisa, (desculpe o trocadilho) eu nem sabia fazer uma pesquisa por imagem, muito menos usar o Google Maps, Lembra-se que teve de me explicar como fazer para eu entrar no primeiro desafio, que se a memória não me falha, era um restaurante no Algarve. O que eu tenho aprendido consigo no blog, não tem preço. Nestas coisas de informática, era um calhau com olhos, graças a si, e a estes desafios, o calhau vai desenvolvendo os neurônios.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) ... Acredito, Elvira. E tenho perfeita noção das suas qualidades, em aplicação, força de vontade e querer, ...
      Um amigo nosso, costuma dizer: "Só todos juntos é que sabemos tudo", "Todos aprendemos uns com os outros", ... e daí o enorme mérito que atribuo à blogosfera (nesta roda de amigos) ! ... Claro que, mais ainda à criação de fortes laços de Amizade que são para mim, o mais importante ! Daí, a "necessidade" dos "Encontros" de estarmos presentes fisicamente e podermos estreitar os laços de Amizade !
      De qualquer modo, fico-lhe muito grato por essa sua apreciação que muito me honra ! :)

      Grande Abraço, Elvira :)

      Eliminar
  81. Respostas
    1. Olá Daniel. Sejas bem-vinda ao desafio, embora esteja quase a finalizar, mas se quiseres palpitar está a vontade.
      Trata-se de fazer corresponder cada uma das fotos ao seu autor (expresso por uma letra).

      Não. A 18-A não corresponde (mas olha que terás que indicar 5 tentativas de correspondência !^:)

      Carinhos ! :)

      Eliminar
  82. 1 = A - António José da Costa

    2 = O - Mário Bismarck

    Estou de fugida....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))) Obrigado, Teresa "

      As DUAS certas !!! :) ... mas olha que daqui a poucas horas irei fazer a libertação dos comentários e a re-edição !
      Pena não teres tido disponibilidade !
      E essas tonturas e desequilíbrios, ... tudo bem agora ? ...

      Eliminar
    2. Tenho a certeza que a pinturas 1 e 2 são os pintores mencionados.

      Eliminar
    3. Mas tu disseste até domingo!!!

      Eliminar
    4. Já não tenho tonturas, mas a minha vida é um ramba-samba.

      Eliminar
    5. Sim. É verdade e tens razão ! Eu esperava uma "maratona" ! :)
      Só que estes nossos amigos estão de tal maneira bem preparados para estes desafios, que "devoraram" tudo de uma assentada, quase todos completaram a "chave" e quase já não há clientes para mais ! :))
      Estão ansiosos pela re-edição, que chegou a ser prevista para hoje às 11:00h, mas que adiei para o fim da tarde, a aguardar a chegada de alguns retardatários !
      Então, não te apercebeste do "corropio" que foi a primeira noite e o dia de ontem ?... eheheh... Eu não sabia para onde me havia de virar ! rsrsrs
      Hoje, é quase dia de descanso ! :)

      Eliminar
    6. Boas notícias !!! :)) ... e quanto à tua vida ser um ramba-samba, isso até pode ser um muito bom sinal ! :)

      Eliminar
  83. 3 António Macedo

    5 Lima de Freitas

    7 Portela Júnior

    12 Manuel Cargaleiro

    20 Aurélia de Souza

    Não li os comentários. Ontem festejamos os anos da Vannie.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nestes 5 palpites , ... QUATRO certas, Teresa !

      É verdade ! parabéns à Vennie ! Por isso, andaste numa "ramba-samba" ! :)))

      Eliminar
  84. O escultor imagem 18 chama-se Francisco Simões.

    ResponderEliminar
  85. A imagem 19 é de Eduardo Luiz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CERTO !!! :)))

      Quase metade, já está ! :))

      Eliminar
    2. Mas às 7 horas tenho visitas!!!

      Eliminar
    3. Vamos fazer uma coisa :

      Nestas coisas, o importante são vocês e não o resto.
      Se está com vontade de conseguir chegar à "chave" total eu deixo para amanhã de manhã a re-edição !
      OK ? ... e vai com calma e em vez de dares tiro a tiro (que não é permitido) envias tudo ou parte , num ou mais comentários, ok ?! ... BOOOA !

      Até mais logo ! :)

      Eliminar
  86. Um desafio ao meu gosto, mas só hoje é que tive algum templo, mas pouco demais para me concentrar.

    Penso que a imagem 4 é de Júlio Resende.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E pensas bem !!! CERTO ! :)

      Vai com calma que eu prolongo até logo à noite, Teresa ! :)
      Eu sabia que gostavas e estava a estranhar a ausência ! :))

      Eliminar
  87. A imagem 6 é de António Saúde.

    ResponderEliminar
  88. Ematejoca

    Nestes comentários , no total, fizeste 11 tentativas e acertaste 9 !!!
    Agora, aguardo respostas mais agrupadas, mínimos de cinco e provavelmente ficarão sob moderação !

    ResponderEliminar
  89. cantinhodacasa2/3/17 18:37

    10 - I
    11 - M
    13 - T
    14 - S
    16 - F

    ResponderEliminar
  90. cantinhodacasa2/3/17 18:42

    Só pude vir agora, tenho uma lista feita, com as que penso estarem certas porque li s comentários, embora me faltem seis, mas só dou os palpites para as que assinalaste lá em cima
    10, 11, 13, 14 e 16.

    Não quer enviar tudo o que tenho aqui, seria injusto.
    Beijinho




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha Maria ! Vamos lá a ver .
      Isto era um Desafio Colectivo e como tal, passível de todos beneficiarem dos comentários de todos !
      A partir do momento do primeiro acerto total, resolveu-se passar os comentários a moderados !
      Por isso, todos beneficiaram da revelação das 15 certas pela certa, desde que fossem anotadas pelos outros.
      Está portanto no pleno direito de utilizar , como todos, o conhecimento das outras 15 !!!
      Como os comentários estão sob moderação, estás à vontade para enviar os comentários que quiseres , incluindo esses outros ! :)
      Não a menor injustiça. Haverá sim se os não utilizares !

      A libertação dos comentários ficará para amanhã !

      Beijinho

      Eliminar
  91. Eu e a pintura, não somos grandes aliadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora bem, Diana ! Realmente, trata-se de pintura, mas na verdade, trata-se mais de um "Desafio clectivo" de "tentativa e erro" para se preencher uma grelha, em que por acaso, os elementos" a considerar são pinturas !
      Mesmo que não se goste nem saiba nada de pintura se pode ser bem sucedido neste jogo ! :))

      Eliminar
  92. Rui, obrigada por teres esperado por mim!!!
    Só agora cheguei a casa e é só em casa que consigo ter aceso à pesquisa...seguiu o meu último palpite.
    Bjs e parabéns foi divertido e interessante conhecerpintores que desconhecia.

    ResponderEliminar