16/03/2017

MONUMENTO DE MONUMENTOS

Re-edição (ver mais abaixo)

SABEM ONDE ? ... 

Fui passear até lá, ainda não há um ano. Gostava de saber o que haveria mais por aqueles lados.
Ainda tentei ir ao Turismo, mas estava fechado.   Quem sabe se ficarei a saber aqui ? ...









COMENTÁRIOS MODERADOS



Re-editado com solução,  links enviados e créditos aos presentes !

Trata-se do Monumento Engº Duarte Pacheco, em Loulé !!!

Acho que será muito importante para os mais novos conhecerem a Biografia deste Grande Ministro das Obras Públicas do tempo do início do Estado Novo. 
Independentemente de tudo o resto, do que se possa pensar da política de então, este Ministro dedicou-se à modernização de Portugal, com um sem nº de grandes obras que ainda hoje são o nosso orgulho. 
Nunca Portugal assistiu a a um tal ritmo de construção de "Obras Públicas" !!!



Muito grato a todos os 
Acertantes (por esta ordem) e Presentes : 

Redonda,    Diana Fonseca,    Elvira Carvalho,    Portugalredecouvertes,    Flor de Jasmim,    Janita,    Pedro Coimbra,    Luisa,    AvoGi,    Esmeralda Martins,    LM,    Manu,    Ematejoca,    Fernanda Maria,    Prof. João Paulo de Oliveira,    Catarina,    Afrodite. 



Links recebidos e que vale a pena abrir (façam-no, por favor) :

redonda -  ESTE

Elvira Carvalho - ESTE

Portugalredecouvertes - ESTE

Janita - ESTE

Pedro Coimbra - ESTE

Luisa -  ESTE  e  ESTE

Esmeralda Martins - ESTE

Fernanda Maria - ESTE

Prof João Paulo de Oliveira - ESTE e  ESTE

EU  -  ESTE (abaixo)

O político mais marcantes do século XX, operou uma transformação profunda do País, em apenas 10 anos.
Durante os anos que presidiu ao Ministério das Obras Públicas e Comunicações e à Câmara Municipal de Lisboa, planificou e executou as obras que trouxeram Lisboa e Portugal para o século XX.

Ao seu nome ficaram ligadas, entre muitas outras, em todo o país, obras emblemáticas como :

Os bairros sociais de Alvalade, Encarnação, Madredeus e Ajuda, em Lisboa,
As auto-estradas Lisboa-Vila Franca de Xira e Lisboa-Estádio Nacional, a marginal Lisboa-Cascais,
A Estação Marítima de Alcântara,
O aeroporto de Lisboa,
O Estádio Nacional,
A Fonte Monumental da Alameda,
O Instituto Nacional de Estatística,
A Casa da Moeda,
A organização da Exposição do Mundo Português.

Obras estruturais, menos imponentes e memoráveis mas mais estratégicas, como

Os portos de Lisboa e Leixões e também Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Aveiro, Figueira da Foz, Peniche, Setúbal, Vila Real de Santo António, Funchal e Ponta Delgada,

Para além do seu impacto no comércio e nas actividades piscatórias, foram cruciais para a indústria, inclusive a indústria cimenteira necessária às grandes obras que o ministro visionava.

A resolução do (mau) «estado sanitário do País»,
O fomento das infraestruturas hidro-agrícolas,
A construção de centrais hidroeléctricas,
O extenso programa de florestação,
O Parque de Monsanto.
A construção de imensas pontes sobre rios.

Mudaram muito mais do que a paisagem nacional, mudaram o tecido económico e social do País.
A criação do Fundo de Desemprego, para que contribuíam empregados e empregadores, permitiu os fundos para o Comissariado do Desemprego recrutar a mão-de-obra necessária às obras. Simultaneamente, permitiu ao ministro cumprir o objectivo de justiça social :
«Não se dão esmolas, procura dar-se trabalho».

Duarte Pacheco revolucionou Portugal nas mais diversas vertentes, obras públicas, transportes, comunicações, solidariedade social, ensino e cultura, em APENAS 10 ANOS !!!


Nunca até então e até hoje houve um Ministro assim !!!
.

118 comentários :

  1. Claro que vou tentar ajudar, Rui, fiquei super preocupada quando li o post e vi que não sabias onde fica isto, portanto, em primeiro lugar, é preciso saber o que é que fica mais perto disto...só é preciso contares donde é que vinhas imediatamente antes e qual é a cidade ou localidade mais próxima!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, Gábi. Eu não disse que não sabia onde. Disse que estive lá e que fui ao Turismo para me indicarem mais coisas para ver por lá, mas que estava fechado ! :))
      Portanto, tudo isso eu sei, mas quero é saber se vocês sabem o que eu sei ! :))

      Eliminar
    2. é o que dá precipitar-me a responder :)

      Eliminar
    3. A papoila salvou o post ao reparar que os comentários não estavam moderados e ao enviar a sua resposta por mail.
      É este :

      redonda
      14/03 (há 2 dias)

      para mim
      Está-me cá a parecer que os comentários podem não estar moderados

      e com o Google images cheguei aqui

      http://www.algarvehistoryassociation.com/en/portugal/44-duarte-pacheco-the-man-who-changed-the-face-of-portugal-by-lynne-kingdon-booker

      poderá ser o Monumento a Pacheco em Loule?

      um beijinho

      Gábi

      Eliminar
  2. Será que os comentários estão mesmo moderados?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh... Por acaso não estavam mas agora já estão ! :))
      Ainda bem que ninguém ainda tinha dado um palpite. Portanto, nesse aspecto, sem problema ! :))

      Eliminar
    2. Como ainda bem?! Seria muito melhor se alguém tivesse dado um grande palpite e eu só tinha que chegar aqui, ler o que tinha escrito e pronto :)

      Eliminar
  3. Será que fui a primeira a chegar?
    Talvez deva é dedicar-me a olhar com toda a atenção para as fotografias antes que chegue mais alguém e desatem todos a acertar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foste a primeira, sim ! :)) Não tens comentários anteriores para ver dicas ! :))

      Exacto. O segredo poderá estar no próprio monumento, que contém muitos outros ! rsrs

      Eliminar
  4. Entretanto estive a ler com mais atenção - para aprender a não ser tão precipitada e a tua dúvida será sobre o que existirá mais por lá...e estou também pronta a responder...assim que conseguir descobrir o que poderá ser isto e onde é que fica...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, Gábi. Tal como expliquei acima ! :)

      :))

      Eliminar
  5. Portanto recebi o teu email e vou deixar aqui uma óptima pista para comentadores que se seguem:
    - parece-me assim um bocadinho conhecido, acho que já passei mesmo lá ao lado e isto deve ficar no Norte com toda a certeza!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahah... Pois é. Tu moras no Porto e eu também ! rsrsrs
      Se calhar foi por isso que eu fiz este post !?...
      Desta vez não precisas de ler os comentários anteriores, Gábi ! eheheh

      Eliminar
  6. Penso que é o Monumento Duarte Pacheco em Loulé. Vou confirmar

    ResponderEliminar
  7. http://www.e-cultura.sapo.pt/patrimonio_item/3105

    ResponderEliminar
  8. O que há mais por lá?
    Bom uma escultura de António Aleixo na rua sentado junto duma mesa,um belíssimo mercado, uma escultura de uma vendedora de mercado, um jardim com um coreto com esculturas dos músicos, no largo Gago Coutinho, uma belíssima fonte de repuxo com um casal dançando ao sol, ao som dum acordeon, de uma outra escultura no chão, um moderno santuário dedicado a Nª Senhora da Piedade,
    o castelo, sei lá, há tanta coisa linda por lá.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Elvira !
      Uma terra que é digna de ser conhecida, cheia de coisas para ver e quantos e quantos passam lá "à porta" e não entram ?! rsrsrs

      Abraço

      Eliminar
    2. Esta foi a dica que me levou lá, por eu sabia de uma estátua dele em Loulé, cidade onde morreu. Estive com um livro dele na mão.

      Eliminar
    3. Uma quantidade de pistas valiosas, Teresa ! ... Bem aproveitadas ! :)

      Eliminar

  9. Rui eu iria dizer ou escrever que no tempo da outra senhora, contrariamente ao que muito gente julga, até se faziam muitas coisas!
    e pensei, mas que será isso "da outra senhora"! e encontrei a seguinte explicação:
    A expressão «o tempo da outra senhora» é hoje, realmente, muitas vezes utilizada quando nos referimos ao regime do Estado Novo em que havia censura e um regime de partido único. No entanto, a «outra senhora» não significa nem «censura» nem «ditadura», mas, sim, mesmo uma outra senhora.
    Explicando, esta expressão é anterior ao 25 de Abril e tem origem nas relações domésticas. A Senhora era a dona da casa e aí punha e dispunha. Era ela que ditava as leis da organização da casa, a serem cumpridas pela criadagem. Quando a senhora da casa morria, havia uma nova senhora (a filha, a nora, a nova mulher do viúvo que entretanto casaria), a ditar a organização da casa, e essa organização sofria alguma alteração; a forma de gerir era, naturalmente, diferente. E surge então a expressão «o tempo da outra senhora», distinto do actual.
    Quando muda o regime político, mudam as leis, muda a forma de organização do país e, por analogia, começa, então, a falar-se do tempo da «outra senhora» quando se pretende referir situações relativas a essa época anterior, situações essas que agora não existem ou foram alteradas.
    fonte: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-tempo-da-outra-senhora/13622

    fico por aqui !!!
    boa noite Rui
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por este comentário, Angela !
      Está muito interessante essa explicação e confirmada pelo link !
      Confesso que eu próprio não sabia do significado dessa expressão !
      Aconselho a que TODOS leiam e vejam o link !
      Por vezes formados ideia distorcidas e nada como saber a razão de ser das coisas ! ... OBRIGADO ! :)
      .

      Eliminar
  10. Torre de Pisa já direita
    Kis :=}

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É páh ! ... quase que conseguias acertar logo à primeira ? ... rsrsrs
      Por acaso não é lá mas é mesmo lá ao ladinho (cósmico) ! :))))

      Kiss :)))

      Eliminar
  11. Monumento ao Engenheiro Duarte Pacheco Em Loulé!

    Beijinho


    ResponderEliminar
  12. E quando la foste gostaste do Mercado 😙

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos

      Amanhã de manhã darei respostas, o que não "poderei" fazer agora !
      Entretanto, claro que poderão continuar a comentar e tentar acertar !

      Eliminar
    2. Adorei o Mercado, Adélia ! ... Lindo, lindo !!!
      A uns 200 metros deste monumento.

      Eliminar
  13. Já cá estás com outro desafio?
    Só agora o 'vi-o'!!
    :))

    Vou tentar descobrir se ler os comentários anteriores. ehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu bem dizia que iria fazer umas férias, mas isto "manda mais" que eu ! eheheh
      :))
      Neste nem precisas ler os comentários ! :))

      Eliminar
  14. Meu amigo, será que o meu 1º comentário chegou ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheh... Ficou cativo, Adélia. Ninguém o mandou acertar ! rsrsrsrs

      Eliminar
    2. O mercado é uma dica excelente!

      Eliminar
    3. eheheh... Embora haja Mercados por aí fora em tudo que é sítio ! :))
      ... mas este é realmente lindíssimo ! :)

      Eliminar
  15. ...e tão fácil é que já o descobri:

    http://www.cm-loule.pt/noticias/5546/caderno-do-arquivo-sobre-construcao-domonumento-eng-duarte-pacheco-apresentado-em-loule.aspx

    Beijinhos, :)

    ResponderEliminar
  16. ...E até já o 'descobri-o'. É o que faz morar no Nuorte!!

    Até amanhã. Dorme bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que dormi "bem demais" ... É uma sorte ! ehehe
      Tenho que abandonar a blogosfera , que isto é uma pressão muito grande ! :(

      Eliminar
    2. Deixa-te estar que eu prometo não te chatear mais, mas sabes? Isso cheira-me a chantagem emocional...:))

      Eliminar
    3. Sabes bem quanto adoro isto !!! Nem sei se poderei passar sem o blog ! (???) ...
      O que acontece, é que para este tipo de posts de "desafios" é exigível uma resposta pronta a cada comentário, para manter o ritmo de cada concorrente ! Reconheço isso perfeitamente e até acho que tem que ser assim mesmo. Não sei é se me adaptarei a outro tipo de posts. (???)
      Ora o que se passa é que entre as 23 e as 10 eu "não existo" ; três manhãs por semana tenho-as ocupadas fora de casa e sem tlm sequer ; tenho as minhas saídas normais para as compras (que são comigo) e para saídas com amigos ou familiares, ou simplesmente passear com a Lena ! ... Todo o tempo que me resta o dedico a 100% à blogosfera, "roubando-o" a Ela e a tudo o resto !
      Estes posts dão-me imenso trabalho e muitíssimo mais aqueles desafios maratonas. Acresce ainda que tenho toda uma rede de Amigos com os seus respectivos blogs que sinto ter necessidade de acompanhar, lendo e comentando ! ... Ora tudo isto, torna-se extraordinariamente desgastante ! :(
      Não sei se "aguentarei" após o próximo Encontro, já que até aí será impensável pensar o contrário !
      Poderá ser uma espécie de despedida ! :( ... (??)

      Eliminar
    4. No Norte de Portugal???

      Eliminar
    5. eheheh... Confuso, não é ?... Por vezes há dicas "esquisistas" ! rsrsrs

      Eliminar

    6. Fiquei "encafifada" por me pedires para vir ler os comentários "mais delicados"... e ao ler este ainda mais "encafifada" fiquei. :(

      Despedida!?
      (...)

      Eliminar
    7. Vamos vendo como as coisas vão correndo e se aguento ! (?) ... Talvez alterar algumas coisas (em mim) !
      Eu "provoco-me" muito trabalho !
      De resto, também me referia a "outras coisas" lá para os fundos. (?)

      Eliminar
  17. Mais um desafio, que bom! Desta vez há ainda poucas pistas.
    Volto amanhã.

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste , nem são precisas pistas, Manu ! :))

      Para bom entendedor, dizem os francesas, "meia palavra bastra" ! ... Neste caso um gesto ! rsrs

      Beijo ! :)

      Eliminar
    2. Que confusão. A Manu é de Caldas da Rainha.

      Eliminar
    3. Posso ter dado origem à confusão, que não a deu a Manu.
      Queria eu dizer que esta é tão fácil que nem são precisas pistas. Basta a pesquisa habitual !
      :)))

      Eliminar
  18. A resposta está aqui https://www.colourbox.com/image/monument-to-duarte-pacheco-engineer-loule-algarve-portugal-december-2014-image-12102263
    A Adélia tem razão - o mercado é muito bonito :))
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  19. Posso dizer que este monumento foi, há muitos anos, testemunha de uma aparatosa queda que dei um dia ao descer de um autocarro. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então isso das quedas já é antigo, Luisa. Espero não ter produzido os efeitos desta natalícia que foi tão pequenina ! :(

      E é verdade. Quando lá estive ainda tentei recorrer ao Turismo, mas ainda dei uma vista de olhos e não encontrei quem me pudesse informar ! eheheh

      Eliminar
  20. Bem, e já que o posto de turismo estava fechado, aqui vão dois links para orientar uma próxima visita: :))

    http://www.visitalgarve.pt/pressroom.file.php?fileID=201&file=guia_loule_pt.pdf

    http://www.cm-loule.pt/pt/menu/126/turismo.aspx

    ResponderEliminar
  21. Diana Fonseca

    O nome da localidade é esse, mas como eu sou curioso tentaria saber do que se trata, ok ? ... Mas já considerei certo.
    Usa instrumentos de pesquisa ! :))

    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Elvira Carvalho

    Naquelas 3 respostas estava tudo tudo e eu não podia libertar os comentários e também não me dava jeito colocar aqui as minhas respostas ... Certísssimo !

    ResponderEliminar
  23. Flor de Jasmim

    Grato pela dedicação ! ... Estavas certíssima e eu não queria estar a informar de imediato ! ... rsrs

    ResponderEliminar
  24. Pedro Coimbra

    Esta era fácil ! Mais que habitualmente, para tentar contentar todos ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo link, Pedro ! :) ... Muito bom ! :)
      Abraço !

      Eliminar
  25. Redonda

    Então , Gábi ? ... Desta vez não tens razão de queixa !
    Encontraste a solução mesmo sem comentários anteriores !
    E foste a camisola amarela !!! ... BINGO !!! :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ieeeeeeeee, finalmente, consegui acertar e fui a primeira (tive a sorte de chegar aqui assim que começou :) quero mais desafios assim em que eu consiga acertar :)
      um beijinho

      Eliminar
    2. Parabéns, Gábi ! Foste fantástica neste post e sem qualquer ajuda !

      O próximo é capaz de ser uma surpresa muito trabalhosa ! (?)

      Beijinhos

      Eliminar
  26. Descesse assim tanto? Até Loulé?
    Kis :=}

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resposta um pouquinho mais abaixo, GI .

      Sabes que estes comentários retidos (falava em Loulé) só agora foram libertados e por isso, muito natural que não coincidam na sequência, com a minha resposta . :((

      Eliminar
  27. Eu NUNCA estive nesse lugar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) ... Não me admira nada, Teresa. Para que saibas, mesmo os de cá e que vão para aquelas bandas, só pensam no corpinho ao sol e não estão para perder tempo com pequenos desvios e visitas ! O importante é a areia e a água ! :( ... Por isso, poucos conhecem ! :))

      Eliminar
    2. Então, estás a referir-te ao Algarve. Estive lá uma vez em Junho e quase morri de calor.

      Fico com curiosidade onde fica, porque uma visita a essas bandas é mais a meu gosto do que estar a grilhar ao sol.

      Vou ler os comentários e aproveitar as dicas.

      Eliminar
    3. Uma boa dedução e certa ! :) ... Agora, onde ? :))

      Essa primeira parte já está resolvida ! rsrs

      Eliminar
  28. Quer-se dizer: comentar à hora em que te recolhes não está com nada!! De manhã já não te lembras. Tal tá a moenga?
    Depois do primeiro 'dei-te' mais dois, e cadê a resposta?
    Depois, queixa-te, Mister Espírito Santo!! Bolas. Então?
    Há um que pode ser publicado.
    Olha, que no final, eu vou ver as hora dos comentários, ai vou, vou...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) ... Já está publicado. rsrs
      Acordei tardíssimo e tinha que sair à pressa .
      Isto d eter os comentários moderados é uma grande chatice, especialmente para mim, ... não achas ? ... rsrs

      Eliminar
    2. Janita...
      Tu agradece tu aindá recebeste uma resposta o meu tá seco que nem vinho.
      Eu sou desprezada vivo longe as respostas vêm de barco e odespós não há ligação do meu rural para Leixões..Nem para Setúbal...Nem
      Portimão...Prontes, sou daqui deste lado e sou esquecida. Ouviste Rui que já foi da Bica e do Espírito Santo e agora é só Rui???????????
      Kis :=}

      Eliminar
    3. Isto é que eu sou vítima de tanta injustiça !!! :(((

      Como é que vocês não conseguem entender como estas coisas funcionam com comentários moderados ???... :((

      Eliminar
    4. Eu tb tenho moderados mas por causa de uns carrapatos de estimação que me chateiam e mandam- me para uns sítios engraçados e dizem que não sou filha da minha mas sim da...
      Kis :=}

      Eliminar
    5. É bem diferente Giselda !
      Moderar, para publicar ou não, ou moderar porque se quer manter o comentário em suspenso, mas a exigir uma resposta por mail ou no post a esse comentário , fazer os respectivos registos , emais tarde publicá-los tendo em conta a ordem cronológica !
      É muito complicado e trabalhoso ! :((

      Eliminar
  29. Olá Rui,

    Na pausa do almoço e bem depressa porque o trabalho não espera, mando o link da wikimédia (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:MonumentoDuartePachecoLoule.JPG) com a localização e a descrição do bonito monumento em Loulé (que desconhecia, obrigada por nos cultivar geograficamente).
    Mimos apressados mas com carinho ;)

    ResponderEliminar
  30. Monumento de homenagem a Duarte Pacheco, em Loulé de onde era natural.
    Costumo arrumar o carro no parque em frente!

    Abraço

    LM

    ResponderEliminar
  31. Todos

    Ora vamos lá pôr "a escrita em dia" após uma ausência de mais de 7 horas do computador !

    ResponderEliminar
  32. Luisa

    Ah ! Belíssimas dicas. Acontece que quando por lá passei não estava preparado para a visita !
    Estes dados seriam uma óptima mais valia ! :) Obrigado. Ficará para uma próxima ! :))

    ResponderEliminar
  33. Avogi

    Vê lá minha amiga o que eu tenho que calcorrear para apresentar trabalho !!! ... Ao menos na tua Madêra é uma belezura e tudo pertinho ! :))
    ... E é verdade. Estás certa !!! :))
    Kiss :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esmeralda Martins

      Mais uma vez mostras que embora recente por estas coisas (por aqui) já poucas te falham e até chegas a fazer brilharetes. Mais uma vez, certíssimo ! :)

      Obrigado pelos teus mimos "apressados e com carinho !
      O mesmo de mim para ti, mas com tempo suficiente, agora !
      :))

      Eliminar
  34. LM

    Não sabia que ele era natural de lá e agora compreendo melhor a homenagem, se bem que um Homem daqueles deveria ter sido homenageado em Portugal inteiro.
    É preciso não confundirmos a sua obra e o seu valor com tudo o resto !
    Obrigado !

    Abraço ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Visitaste a casa onde viveu e que é uma espécie de museu?
      Abraço

      LM

      Eliminar
    2. :( ... Não, LM. :(

      Eliminar
  35. Apesar de ter chegado há pouco do oftalmologista e estar meia pitosga ainda consegui ir pesquisar.
    Penso tratar-se de um monumento em Loulé para homenagear Duarte Pacheco.

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
  36. Loulé, Algarve. Há ai uma estátua de António Aleixo, porque Loulé é a sua terra natal.

    ResponderEliminar
  37. Se fosse a Loulé visitava o Museu de frutos secos.

    A minha filha mais velha trouxe-me essa especialidade do Algarve, não sei, se a comprou no museu.

    Tenho saudades de Portugal.

    ResponderEliminar
  38. Amigo Rui, com as preciosas dicas da Elvira cheguei lá facilmente senão não sabia :)
    Há 63 anos Loulé recebia Salazar para a inauguração do monumento a Duarte Pacheco.

    http://www.sulinformacao.pt/2013/11/ha-60-anos-loule-recebia-salazar-para-a-inauguracao-do-monumento-a-duarte-pacheco/

    Um beijinho a ambos e não só, a todos que por aqui passam :)

    O Toque do coração

    ResponderEliminar
  39. PERDÃO!

    António Aleixo morreu em Loulé e nasceu em Vila Real de Santo António.

    Hoje de manhã, ainda estive com um livro dele na mão, lendo algumas das suas quadras populäres.

    ResponderEliminar
  40. Manu

    E pensas muito bem,... mesmo "pitosga" ! É isso mesmo ! rsrs... Recupera rápido ! :))

    Beijo

    ResponderEliminar
  41. ematejoca

    Agora sem qualquer dúvida e isto fez-te mais saudades de Portugal ! :)) ... Saudades é sempre bom, embora algo doloroso ! :(
    É bom e é mau ! :)
    Recordar poetas, Museus, coincidências de leituras !.... :))

    Obrigado pelos comentários, Teresa ! :)

    ResponderEliminar
  42. Fernanda Maria

    rsrsrs... Uma boa dica que eu deixei passar e que tem várias pistas ! :)))

    Claro que sim. Certíssimo !
    Independentemente de todo o "envolvimento" temos que aceitar que este Homem foi uma excepção a merecer relevo ! :)

    Beijinhos, Fernanda ! :)

    ResponderEliminar
  43. Prezado Amigo Rui Espírito Santo.
    Cá está a resposta:
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Duarte_Pacheco

    http://www.cm-loule.pt/noticias/6066/loule-monumento-eng-duarte-pacheco-ilumina-se-de-azul-para-sensibilizar-para-autismo.aspx

    ResponderEliminar
  44. Prof João Paulo de Oliveira

    É isso mesmo, Professor ! Certo ! Obrigado

    Abraço

    ResponderEliminar
  45. Ontem escrevi um comentário e pensei que o tivesse enviado.
    Não foi com a “solução” do desafio.. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive a confirmar. Catarina e de facto não recebi. O último tinha sido de 1273 no post anterior.
      Por vezes também me acontece fazer um comentário, submetê-lo e por qualquer motivo não me aperceber que não seguiu.
      :)

      Eliminar
  46. TODOS

    Os comentários foram libertados e feita a re-edição com os devidos créditos !

    Grande Abraço a todos !

    ResponderEliminar
  47. Só recebes links de ESTE nunca recebes de OESTE?! :)

    Abraço

    LM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahah... É verdade, Leo ! Os pontos cardeais são muito traiçoeiros ! :))
      Bem observado, Amiga ! :))
      Abração ! :)

      Eliminar
  48. Não faço parte do grupo dos mais novos e, também eu, deverei conhecer esse ministro. Vou ler sobre ele.:)

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele faleceu em 1943, como Ministro e apenas com 43 anos !!!
      Nunca até aí se tinham feitas tantas e tão grandiosas obras em tão pouco tempo !!!
      Era realmente um Ministro absolutamente fora de série !
      Eu que era muito miudinho ouvia falar nele por todos os lados, em todas as ocasiões !

      Eliminar
    2. Mesmo que tenha morrido muito antes de eu ter nascido, sinto que deveria conhecê-lo nem que fosse de nome.
      Aqui aprendo muito, Rui Espírito Santo, sobre o meu "Sul"!! : ))

      Eliminar
    3. Reparando nesse teu interesse, Catarina, acrescentei uma adenda que acho muito valiosa para uma melhor formação de opinião sobre ele !
      Gostava que lesses.

      Eliminar
    4. Obrigada, Rui. Vou ler.

      Eliminar
  49. Prezado Amigo Rui Espírito Santo.
    Reitero que a Escolinha do Professor Rui da Bica contribui sobremaneira para que eu fique cada vez mais lusófilo, bem como conheça lusitanos, como o da aula em curso, que deixou marcas indeléveis no seu ramo de atuação.
    Caloroso abraço. Saudações aprendizes.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) ... Obrigado, Professor !
      O que é mais impressionante é um jovem entre os 32 e 42 anos tenha sido o Ministro mais eficaz e notável de desde a implantação da República, em 1910 !
      E note-se, numa altura de saída de uma situação republicana caótica em 1928, de plena Guerra Civil em Espanha e de metade da 2ª Guerra Mundial decorrida e da qual conseguimos ficar de fora !
      Os primeiros anos do Estado Novo, foram de facto extraordinários até essa altura !

      Abraço

      Eliminar
  50. Vistes que o monumento está partido na parte superior para denotar que ocorreu um óbito no auge da idade madura?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (??) ... Será que é esse o significado ? ... Não me tinha ocorrido !
      Estará escrito em algum lado ? ... (?)

      Eliminar
  51. Não está escrito em nenhum lugar, mas nos sepulcrários de la de cá, principalmente os antigos, existem obras de arte sepulcral, com a parte superior partida em sinal de vida interrompida na infância ou no auge da juventude. Deduzo que seria o caso desta obra de arte. Como podemos confirmar se é ou não partida por este motivo?

    ResponderEliminar
  52. Onde se lê de la de cá leia-se do lado de cá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito interessante, Professor.
      Não conhecia essa "particularidade" ! Poderá muito bem ser isso, então ! (?)

      Eliminar
  53. Oxalá, algum aplicado aluno da Escolinha do Professor Rui da Bica confirme esta minha hipótese.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BINGO, Professor !!! ... Quando não sabemos nós sabe o Sr Google !!!
      Está perfeita a tua dedução, o que eu desconhecia totalmente e certamente a maioria nos nossos amigos de cá !!! ... Aprendemos contigo mais uma coisa !!!
      NESTE link

      Diz a certa altura :
      "é constituído por uma coluna,de 17 metros de altura, truncada na parte superior, simbolizando a trágica interrupção na obra do homenageado.

      Obrigado e um Abraço !

      Eliminar
  54. Prezado Amigo Rui Espírito Santo.
    A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, está a roer a unha do dedão esquerdo, porque fica morta de ciúmes quando tu me elogias, principalmente depois do término da aula.
    Folguedos à parte, estamos sempre a aprender!
    Já que estamos a falar de um nobilíssimo lusitano, que era figura eminente no governo Salazar, aproveito o ensejo para saber, como era a vida dos teus patrícios, que não demonstravam contrários o regime de exceção?
    Caloroso abraço. Saudações especulas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para ser franco, João Paulo, falar nesses assuntos ainda é "tabu" ! Corre-se o risco de se ser mal interpretado ! Teremos que deixar passar mais umas décadas para formar uma opinião.
      Repare-se que a maior parte dos portugueses só conhece o regime de Salazar "por ouvido" e, apesar de "queixas", há muita informação distorcida, principalmente após a Revolução, para "justificar" a diferença !
      O regime, de cerca de 40 anos foi excepcionalmente benéfico nos primeiros 20 e muito duvidoso a mau nos seguintes 20 !
      ... É de ter em atenção o péssimo legado da 1ª república, a Guerra Civil espanhola, com reflexos económicos por aqui, a 2ª Grande Guerra com a Europa destruída pela Guerra e a Guerra colonial, absolutamente injustificada . Há muita coisa em causa !... mas não havia a corrupção que há hoje !
      Ainda é cedo para uma análise perfeita ! :(

      Eliminar

  55. Não vi este desafio... :(
    Mas os dias passam tão rápido, e não há tempo para tudo!

    Vou apreciar esse monumento e saber mais um pouco sobre ele. Nem parece em Portugal :)

    Beijinhos atrasados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rsrsrs... Eu até te poderia avisar, mas acho "deselegante" proceder como uma amigo nosso ! rsrsrs
      "Vai lá comentar, ou será que eu te fiz algum mal ?"

      Agora, bastará leres os links da re-edição.
      Mas será também interessante leres alguns comentários mais "delicados" . (??)

      Beijinhos sempre a tempo (mesmo às 23:30) ! rsrs

      Eliminar
  56. Grato por externar teu viés, prezado Amigo Rui.
    Aqui - como sabes - tivemos os nefastos anos de chumbo (1964-1985). Quando o golpe militar foi deflagrado no fatídico dia 31 de março de 1964 eu completei - no mês seguinte - 11 anos. Lembro, como se fosse hoje, que ficamos alguns dias sem ir à escola e aí daquele que tivesse a audácia de trajar qualquer indumentária com a cor vermelha. Lembro, também, que no início da década de 70, quando já era leitor do extinto periódico Jornal da Tarde, estranhar que no lugar de notícias por conta da odiosa censura - eram publicados poemas de Camões e receitas de bolo. Jamais esquecerei de uma missiva de uma leitora que externava seu inconformismo, porque ao tentar fazer a receita de bolo a massa ficou pastosa. Aqui, para a maioria dos meus patrícios, que
    - aparentemente - não eram contrários ao golpe militar a vida seguia, mas para aqueles que eram contrários ao golpe, a vida era interrompida de supetão ou, então, deixou sequelas nefastas e indeléveis nas suas existências.
    Na minha já distante adolescência lembro de batidas policias nos coletivos e cartazes fixados em locais de grande concentração de pessoas, como fotos de supostos subversivos. O que me intrigava é que muitos dos retratados não tinham feições de facínoras, mas de gente como a gente.
    Sabes o que me deixa mais inquieto é que uma parcela dos meus patrícios - na contemporaneidade - querem a volta deste nefasto regime de exceção.
    Max, traga meus sais centuplicado diluídos numa xícara e chá de apreensão.
    Neste ínterim, enquanto muitos dos meus patrícios eram torturados e mortos nos porões da dentadura, digo, ditadura nos alienávamos na fascinante Arte das Imagens em Movimento com películas e seriados televisivos deste naipe:
    https://www.youtube.com/watch?v=Tw6WMdrzbJw&t=64s
    https://www.youtube.com/watch?v=RhXKRcjhzxc
    Caloroso abraço. Saudações relatadas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que faço muito excepcionalmente, Professor.
      Ainda há como que uma censura de sentido contrário e não se pode dizer tudo o que se pensa !
      Fiquemo-nos por aqui !

      Sempre é melhor ouvir música ou ver uns filmes dessas séries de outros tempos !
      Abraço ! :)

      Eliminar
  57. bom dia Rui, passo por aqui
    e posso dizer que por estar perto, sempre ouvi dizer que o cimo da estátua representa a vida interrompida cedo demais do grande arquiteto, e que muito ainda estaria planeado !
    abraço
    Angela

    ResponderEliminar
  58. Obrigado pela confirmação, Angela. O Professor sempre tinha razão quando dizia que :

    "nos sepulcrários de la de cá, principalmente os antigos, existem obras de arte sepulcral, com a parte superior partida em sinal de vida interrompida na infância ou no auge da juventude. Deduzo que seria o caso desta obra de arte."

    Eu não fazia ideia. Aprendi. :)

    Abraço !

    ResponderEliminar