23/03/2017

MARK ZUCKERBERG


Andava eu por aí “a ler umas coisas”, quando me deparo com isto , escrito pelo multimilionário de apenas 32 anos, Mark Zuckerberrg, um programador e empresário norte-americano, que ficou conhecido internacionalmente, por ser o principal e um dos fundadores do Facebook, a maior rede social do mundo !

Li e achei fantástica esta maneira de ver os "colaboradores", o que me deixou a pensar !




Só contrato pessoas que trabalhem diretamente comigo, se me imaginar a trabalhar para essa pessoa“. 


A pergunta que o líder do Facebook faz a si próprio quando entrevista alguém é: 

"seria feliz se trabalhasse para esta pessoa?"

Já repararam o quanto este “ponto de vista” representa no sucesso de uma empresa ? …


Pensando no assunto e procurando transpô-lo para o nosso âmbito blogosférico, não acham que também deveria ser um pouco assim ? … Acho que podemos traçar um paralelo !

Entendo que o "trabalho" se transforma num prazer enorme quando temos connosco verdadeiros "parceiros" como companheiros, como interlocutores, amigos verdadeiros e em que se possa confiar totalmente ! ... Uma Amizade e confiança sinceras, com afecto mútuo !

Pessoas com quem se tenha igual prazer em ler os seus comentários nos nossos blogs, como em comentar nos seus, sem que isso represente uma "obrigação" ? ...

Uma "troca equivalente" : Estou aqui agora, porque isso me agrada e sei que aprecias, tu retribuis se quiseres e puderes, depois, mas só se isso te der prazer e porque sabes como adoro o que me transmites e sentir-te por perto ! ...

E já repararam o quanto isso é mais verdadeiro, quando há um conhecimento real e não apenas virtual  ?

Qual a diferença de ser eu ou tu, se ambos temos idêntico prazer no que é de minha origem, ou no que é da tua ?... É igual !!!



E,... no entanto, ... são coisas tão, mas tão diferentes - escrita em blogs, de Amigos e trabalho real de milhões !!!

Que nos interessa ter muitos "seguidores", se afinal não estamos a “trabalhar para eles”, nem "com eles" ??? ... nem eles estão connosco, nem deveras interessados no que escrevemos ??? ...

Um “seguidor” deverá ser uma pessoa que se interesse verdadeiramente pelo que “segue”, pelo que acompanha, pelo que faz com prazer e não por mera “obrigação” ou acaso e com intenção de retribuição !

Ora, nestas condições, ele acompanha com prazer, com interesse, com sensibilidade e desse modo, os seus comentários valorizarão muito um post !!!


.
.

24 comentários :

  1. Concordo com a ideia de prazer em acompanhar, seguir alguém na blogosfera sem estar sujeito a uma ideia de obrigação. Eu leio muitos blogues nos quais nunca chego a comentar. Leio porque me identifico com o que lá se escreve, porque admiro os conteúdos. Claro que também depende muito da maneira de ser de cada blogger. E há blogs em que tenho maior tendência em comentar. Mas não me dou bem com uma certa "exigência" de comentar. É bom partilhar e retribuir mas isso não deve ser encarado como absolutamente obrigatório.

    ResponderEliminar
  2. Amigo Rui,
    Estou em total sintonia com o que escreveste.
    Como sabes tinha um blogue com mais de 400 seguidores, mas na realidade menos de 10% comentava.
    Fiz outro, coloquei um filtro como lhe chamo, e confirmei quem estava realmente interessado no que eu publico.
    Para mim estar aqui é um prazer, e embora ache que a delicadeza de visitar quem nos comenta faz parte de ter um blogue, não o faço por obrigação, mas por respeito e porque gosto.
    Infelizmente, tal como na vida, temos algumas decepções mas para mim o saldo tem sido muito positivo.
    Só tenho pena de o dia não ter 48 horas :)

    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  3. Não vás na onda, Rui, porque o MARK ZUCKERBERG é um duro homem de negócios. Nem tudo o que ele diz, é tudo aquilo que ele faz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero ainda acrescentar que concordo com tudo o que escreveste, Rui, assim como com os comentários da Luisa é da Fernanda Maria, só que não tenho grande simpatia pelo Mark Zuckerberg.

      Eliminar
  4. Interessante
    Eu gostava de ter mais tempo para ser mais produtiva e criativa
    Gostava de comentar mais e melhor
    Entretanto faço o que consigo

    Blog LopesCa | Facebook

    ResponderEliminar
  5. O tema que abordas aqui é bem interessante e tenho pensado no assunto muitas vezes.
    Não gosto de comentar por obrigação ou para retribuir, se gosto dos conteúdos comento e por ser assim já muita gente deixou de visitar o meu blog.
    Também há aquela parte em que sentimos uma certa afinidade entre as pessoas, sobretudo se já se conhecem sem ser no modo virtual e isso é uma mais valia.
    Não consigo comentar todos os que gosto, mas tento.
    O facebook é uma forma de aproximação, mas está longe de atingir os objectivos a que me proponho, embora continue a apreciar o que se publica por lá, com a vantagem , de no meu caso, conhecer praticamente toda a gente que lá tenho.
    O que está a acontecer no face é o mesmo que na blogosfera, não colocas um like também não te digo nada.
    Enfim, para concluir, nada melhor que uma conversa face to face.

    Um beijo amigo

    ResponderEliminar
  6. (Ai Fernanda... agora até suspirei!!!
    Um dia de 48h...! )

    Não preciso de dizer que concordo, pois não!? :)

    Sei que o tempo e o que se faz dele depende também muito de nós e das escolhas que fazemos... mas a minha angústia é não poder concretizar as minhas escolhas com o tempo que tenho disponível para mim, depois das outras coisas que são as que estão obrigatoriamente em primeiro lugar estarem cumpridas. Quem me dera poder ler e acompanhar todas as publicações dos amigos do "meu bairro"...

    Adoro a Blogosfera pela possibilidade de interacção que proporciona, pela criatividade que ajuda a desenvolver, pelo auto-conhecimento que nos enriquece, pela diversão que nos alegra, pela partilha de emoções que nos toca... e sobretudo pelos Amigos que aqui já conquistei e que me conquistaram.

    E se aqui continuo... é pelas pessoas, pelos sentimentos, pela amena cavaqueira que se consegue quando se entra no blogue de alguém e é como se entrássemos na nossa própria casa.

    Conhecermos pessoalmente as pessoas com quem nos vamos cruzando aqui é uma mais-valia sem preço... por isso continuo a "lutar" pela realização dos nossos almoços convívio que nos preenchem e colmatam aquilo que nos falta aqui: o contacto físico e a tal conversa "face to face" que a Manu acabou de referir.

    Beijos ... e desculpa a usurpação de espaço da tua cx de comentários.
    (^^)

    ResponderEliminar
  7. Boa noite Rui! belos conceitos sobre o convívio e a amizade que também se encaixam nas redes virtuais :)

    ResponderEliminar
  8. Concordo plenamente contigo e sei que é o que sentes!

    Eu pessoalmente reforcei o carinho e amizade ao conhecer pessoalmente os amigos!
    Todos nós sabemos que há muita vida para além da blogosfera, há responsabilidades, há tarefas a desempenhar e lamento não poder acompanhar os blogues que gosto, nos últimos 43 dias estou fora de casa pelo menos 6 a 7 horas e faço quase 200 km por dia, só antes de ir dormir visito os blogues, leio e muitas vezes só deixo um beijinho, mas sincero.

    Um dia alguém me fez num comentário onde disse que o meu blog não tem qualidade, eu respondi educadamente dizendo-lhe que estava nas tintas para o que ela achava.
    Nunca pensei em competir fosse com quem fosse e não podemos agradar a todos, cada um tem a sua forma de ser.

    São muito poucos os blogs que comento e jamais farei frete ao fazer um comentário, seja ele qual for, nem que seja apenas para deixar o tal beijinho, aquele que aqui vou deixar para ti.

    O meu beijinho com muito carinho e amizade.

    ResponderEliminar
  9. Eu adoro visitar os meus amigos blogosféricos!!!
    Fazem-me falta quando vão de férias, preocupo-me quando me parece que estão menos bem, interesso-me pelas suas novidades, seus passeios, suas imagens e seus gostos.
    Acredito que conhecer pessoalmente possa ser diferente mas mesmo só imaginando como serão deixa-me feliz e sempre com vontade de os visitar todas as noites.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Olá Rui! Gosto muito muito de vir aqui, embora nem sempre tenha tempo!

    ResponderEliminar
  11. Olá Rui,

    Este tema é muito interessante para debate, uma vez que depende das expectativas de cada blogger e do que está,também,disposto a retribuir.
    E há de tudo.
    Por mim,que já fui "dona" de um blogue de trivalidades e banalidades minhas, onde escrevia diariamente e por vezes,mais do que um post, senti necessidade de o fechar. Seguia e era seguida por mais de duas centenas de outros bloggers e só comentava os meus "habituais", aqueles que mesmo sem os conhecer na realidade dos dias, conhecia (e conheço) nesta virtalidade.
    E parei para analisar(-me) e ao resto e decidi que afinal, eu podia escrever o que eu quisesse, mesmo que ninguém me viesse ler, só pela simples e pura partilha do que me vai na alma.
    Por isso é que vou comentando,sempre nos meus "habituais", onde sei que me recebem bem e contam-se pelos dedos de uma mão os blogues que actualmente sigo.
    Passar da virtualidade à realidade é a cereja no topo de um bolo já ele doce.
    Mimos e desculpe pelo testamento!

    ResponderEliminar
  12. Muito bem dito!
    Há blogues onde gosto de ir, mas raramente comento, ou posts mais sérios em que não sei o que poderia acrescentar ou dizer, num comentário...aqui parece muitas vezes uma conversa, além do desafio é divertido, o teu blogue é um blogue de companhia e afecto (além de me levar a ver milhares de fotografias para tentar descobrir um penedo e ficar com centenas de ideias de locais onde gostaria de ir passear um dia) gosto muito de passar por aqui e sou uma seguidora real :)
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
  13. cantinhodacasa23/3/17 23:04

    Jamais me sinto na obrigação de comentar num blog, mesmo que seja o meu preferido.
    Tento dividir todo o tempo que tenho para visitar os blogs, mas, como todos os que trabalham, também tenho os meus dias que não dão para ler e/ou comentar.
    Não posso chegar a todos.
    O meu afecto pelos bloggers, sejam do blogspot sejam do Sapo, não estão nas visitas diárias aos seus cantinhos, alguns dos quais estou muitos dias sem os ler, mas no carinho que tenho por eles e que estão no meu coração.
    Posso não os visitar, mas lembro-me deles todos os dias.
    Venha o encontro, porque a melhor rede social anda é uma mesa rodeada de amigos.
    Um abraço, Rui.
    Um abraço a todos vós.
    Maria

    ResponderEliminar
  14. Casado com uma chinesa, domina largamente o mandarim, a língua oficial chinesa.
    E é um tipo muito simples.
    Mas uma mente brilhante!
    Aquele abraço, bfds

    ResponderEliminar
  15. E eu serei uma blogger?! :)
    Vindo apenas aqui e tendo só o teu feed back sou uma marginal! :)

    Abraço

    LM

    ResponderEliminar
  16. Eu tento ler todos os dias os blogues de que gosto. Digo tento, porque nem sempre me é possível fazê-lo diariamente.
    Tenho blogues que leio há anos e onde nunca comentei. E outros onde comento muito raramente embora leia tudo o que escrevem.
    E outros ainda onde comento sempre que entro. Considero todos amigos, respeito-os como tal e também graças a Deus tenho sido
    correspondida.
    E de vez em quando há um amigo que deixa de ser virtual. Como ontem, dia em que tive oportunidade de conhecer a nossa amiga Graça, e trocar com ela um gostoso abraço.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  17. Este jovem é um verdadeiro sucesso!!!! Incrível!
    Faz todo o sentido.
    O comentário hoje é curto; é que estou cheia de fome, não apetite, fome mesmo!! São horas do jantar. 17:32! : ))
    Bjos : )

    ResponderEliminar
  18. TODOS

    LUISA
    FERMANDA MARIA
    EMATEJOCA
    LOPESCA
    MANU
    AFRODITE
    PORTUGALREDECOUVERTES
    FLOR DE JASMIM
    PAPOILA
    MARIA DO MUNDO
    ESMERALDA MARTINS
    REDONDA
    CANTINHODACASA
    PEDRO COIMBRA
    LM
    ELVIRA CARVALHO
    CATARINA

    Não me levarão a mal, desta vez não responder individualmente, mas sim num só comentário !?
    E isso, fundamentalmente, porque correria o risco de me repetir , uma vez que, genericamente, todos se mostraram de acordo (na generalidade) com o teor daquilo que penso, já expresso no texto !
    Li com todo o cuidado e atenção, como habitualmente cada um dos vossos comentários, que apreciei devidamente e lhes agradeço !
    Também, quase na generalidade, já nos conhecemos entre todos, pessoalmente e isso tem contribuído para esta comunhão de ideias à volta deste assunto !

    Que do Mark Zuckerberg foi apenas o lançamento da ideia deste tema e tendo em conta que é um verdadeiro Homem de sucesso ;


    Nada de obrigações e obrigatoriedades ;
    O tempo é precioso por curtíssimo para tanto que desejamos e gostaríamos que fosse a nossa atuação perante todos os Amigos ;
    Que mesmo assim, cada qual faz o melhor que lhe é possível e não estaremos livres de deceções ;
    Que é uma grande verdade que o conhecimento pessoal entre nós é um factor de enorme mais valia para o reforço das Amizades já adquiridas e pelas novas que conquistamos e nos conquistam;
    Pelo enriquecimento do nosso auto conhecimento e respetivas interações, diversão, alegria e partilha de emoções e afetos ;
    Que aqui (na blogosfera), nos sentimos como em nossa própria casa, em que os Amigos são como verdadeira família ;
    Que isso nos leva a ter com eles as mesmas preocupações, pelas ausências inesperadas, pela sua saúde, suas actividades, seus problemas ;
    Que por todo esse conjunto de circunstâncias devemos continuar a pugnar pela realização dos nossos “Encontros/Almoços/Convívios” ;
    Embora os que não estiveram ainda nessa situação (Encontros), possam não acreditar, só o poderão avaliar verdadeiramente após um conhecimento pessoal de vários de nós ;
    Que a diversidade de “tipos de blog” e estilo de cada um, é uma mais valia, por permitir a diversidade na nossa unidade ;
    Que mesmo a diversidade geográfica, desde o Brasil a Macau, do Canadá à Alemanha, das Ilhas, ao Minho e ao Algarve, não impõe barreiras nem distância ;
    E, finalmente, aparecendo muito ou pouco, por poucos ou por muitos blogs, todos somos Amigos, nos respeitamos e consideramos mutuamente e mais uma vez, para isso muito contribuiu o conhecimento pessoal !!! …
    Amigos que se fazem para toda a vida !!!

    Abreijos, com Abraços e Beijos para Todos, com muito Carinho e Amizade.

    ResponderEliminar
  19. Numa palavra: afinidades!
    Poderia acrescentar: empatia.
    E também: prazer (em falar, em ouvir, em estar com).
    Finalmente tudo junto resulta na amizade que partilhamos.
    E sendo tão simples não se percebe como pode ser, muitas vezes, tão difícil de acontecer.
    Akele abraço pah!

    ResponderEliminar
  20. cantinhodacasa26/3/17 18:38

    Um abraço, Rui.

    ResponderEliminar
  21. KOK

    CANTINHODACASA

    Afinidades, empatia, prazer , amizade, tudo excelentes ingredientes !!! rsrsrs

    Um Grande Abraço aos dois !!!

    ResponderEliminar
  22. Rui, em primeiro lugar entendo que um blogue é um espaço de liberdade, daí não ser compatível com fretes ou com retribuições que têm por fim agradar.
    Nesta linha, no meu blogue faço o que tenho vontade e para o que tenho tempo, faço o que me apetece sem me preocupar se agrada aos outros, tendo como único limite a preocupação de não ofender ninguém.
    Gosto que me leiam e de ter retorno, mas se não tiver, isso não tem impacto negativo em mim.
    Faço questão de responder a toda a gente que me comenta. Caso um dia não tenha possibilidade de o fazer, encerro a caixa de comentários. Não considero correcto que, por norma, não se responda a comentários. Se alguém usa do seu tempo para deixar umas palavras no meu espaço, devo no mínimo agradecer-lhe. Este é um aspecto fundamental para mim. Daí que, se por sistema uma pessoa não me responde no seu espaço, é quase certo que deixe de lá ir. Opiniões contrárias já tentaram mostrar-me outros lados da questão, mas para mim prevalece o entendimento inicial.
    Beijo e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel. Parece-me estarmos em sintonia.
      De toda a primeira parte do comentário, apenas diria que faço os possíveis que agradem a quem me visita e não só a mim.
      Preocupo-me também que este meu espaço o seja de uma amizade colectiva e não apenas bidireccional !
      Quanto ao resto sintonia total ! :)

      Na segunda parte pensamos exactamente do mesmo modo !
      Para mim, uma questão de honra, por esses mesmos motivos !!!

      Boa semana ! ... Um Beijo.

      Eliminar