17/03/2017

HOJE - DIA MUNDIAL DO SONO


ADENDA :

O QUE ACONTECE ENQUANTO DORMIMOS  (Tinha esquecido)

Já repararam como cada orgão tem "o seu horário" durante o sono e nesse horário desempenha o seu papel ? ... Como não ser importante dormir regularmente e sempre à mesma hora ? ... e nós a pensarmos que "todo nós" dormimos !!!
E a importância de dormir no escuro ?! ... Vejam AQUI  os efeitos da melatonina no sono e na saúde !











ARTIGO COMPLETO (Link do vídeo)


DORMIR EMAGRECE  (Link)

Não acreditam ?... Leiam o Link

Deitar sempre às 23:00 e levantar às 8:00 (dormir 8 horas) . 
ou das 22:00 às 7:00
ou das 24:00 às 9:00
E é claro que precisamos sempre de cerca de uma hora para adormecer e acordar.
O importante é que seja sempre à mesma hora e nunca menos de 6 nem mais de 8 h.

Sabem também, que se perdem muitas calorias a dormir ? ... (metabolismo basal) ! :) 


Então, tenham bons sonos !!!

.

37 comentários :


  1. Ora deixa cá ver...
    - deitar às 23:00
    - levantar às 08:00
    - e dormir oito horas
    ...
    Fazendo as contas, bem isso faz com que esteja nove horas na cama mas só oito a dormir! E a hora que sobra pode ser aproveitada para... para ler, por exemplo!! :))

    Bons sonos e bons sonhos!
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)... Uma,... entre várias hipóteses, Afrodite ! ;)

      Não foi engano !
      É bem útil uma hora extra, ou ao deitar ou ao levantar ;
      ou "até vir" o sono, ou para "adaptar" o acordar.
      Ou então, até repartida !
      É difícil deitar e adormecer logo, ou acordar e levantar logo.
      Ah ! ... Importante ! Proibido o tlm, ou o tablet ! :))

      Para ti também ! Aproveita a noite ! :)

      Eliminar
  2. Levei 50 anos a dormir 4 horas. Ultimamente estou com 5 horas e meia. Durmo para o lado esquerdo.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :( ... Segundo os dados do post , não será muito bom ! (?)
      Já leu os links, Elvira ?...

      Abraço ! Bom Sábado ! :)

      Eliminar
    2. Eu não sei, Rui? Há mais de 15 anos que tenho consultas regulares do sono. Com 24 anos fui internada para fazer uma cura de sono, dormia em média duas horas por noite e não respondia aos soníferos que me eram receitados. Estive a dormir 8 dias seguidos no Hospital de Lourenço Marques, hoje Maputo. Sabe que o médico lá me disse que com as horas que eu dormia não chegaria aos 50 anos?
      Um abraço

      Eliminar
    3. Calculo, Elvira ! :( ... Deve ter passado um mau bocado !
      Não é nada saudável ! :(
      Felizmente os médicos enganaram-se ! rsrs
      Tenho para mim que o sono é ainda mais importante que a alimentação !!! ... A minha mulher, se não dorme 8 horas em cada noite, anda com uma má disposição e depressão tremendas ! :(

      Abraço

      Eliminar
  3. Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer.

    Sonhos cor-de-rosa 🎶

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizem que sim, ... desde há muitos anos ! :)
      Só que "os tempos de hoje" não nos permitem o adormecer muito cedo !
      Se bem que por aí seja bem diferente, com hora de jantar bastante mais cedo que por aqui (habitualmente entre as 8 e as 9 !?

      Bons sonhos, Teresa ! :)

      Eliminar
    2. Em geral, os alemães deitam-se muito cedo e são muito madrugadores. O meu marido às 22 horas já estava na cama.

      Eu gosto de jantar cedo e pouco e tenho problemas quando estou em Portugal.

      Adormecer cedo é que é o meu problema. INFELIZMENTE, sou uma coruja.

      Eliminar
    3. Fui muitas vezes à Alemanha e também a países nórdicos !
      Horários de trabalho e de refeições muito diferentes dos nossos !
      Começa-se a trabalhar e acaba-se bastante mais cedo !
      Daí as refeições e o sono terem horários bem diferentes. Creio que Portugal será um dos países onde mais tarde se adormece !!!
      O almoço resume-se a uma coisa ligeiríssima e o jantar por volta das 6 da tarde !!!

      Eliminar
  4. Faço alguns erros :((( e durmo pouco, gostei de ler estas informações que já sabia mas relembrei.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos fazemos, não é, papoila ?... Porque teimamos em saber "as coisas" e não cumprimos ? ...
      Achei as informações muito pertinentes, nomeadamente o que o sono proporciona !

      Beijos :)

      Eliminar
  5. Um post muito informativo, sim senhor!!! Adorei ler e recordar o que faz bem. Lembro-me ainda de que quando era miúda alguém ter dito que “fazia mal dormir do lado esquerdo por causa do coração.” Ficou a questão desmistificada. Tudo faz sentido. Estou a dormir, então, no lado correto!! : ))

    E já que estamos a falar em camas, em dormir ...

    Uma forma de dormir muito aconchegante é dormir sem o lençol de cima, apenas com um edredão de penas; é muito mais leve, molda-se ao corpo e não incomoda os pés!! A capa do edredão é lavada com a mesma frequência que o lençol de baixo. Tive esta experiência no ano passado. De início achei estranho; falta de hábito. Reconheço que os sonos eram muito repousantes. : ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiz uma adenda (tinha esquecido), Catarina. :(
      É que enquanto dormimos os nossos orgãos continuam a trabalhar com horários definidos !

      Durante um época (grande) da minha vida dormia assim mesmo, apenas com edredão de penas no inverno ! No verão, apenas um lençol. Depois, não sei bem porquê o edredão ficou "parado" ! rsrs ... Este comentário fez-me ter uma conversa com a minha mulher ! rsrs ... É que não sabemos porquê, se é tão agradável e tão prático ! eheheh

      Eliminar
  6. Bom dia Rui,
    penso que não valorizamos suficientemente o tempo que dedicamos ao sono, há muita gente que considera tempo perdido, portanto dele depende em grande parte a nossa saúde
    também é preocupante ver que muitos pais não mandam as crianças para a cama a horas indicadas, e os miúdos anda com sonos atrasados, mal dispostos, irrequietos, com dificuldade de concentração e nervosos, depois receitam medicamentos para tratar hiperatividades !
    queria também te perguntar se passaste pelo meu blogue para veres o post com uma listinha de mulheres portuguesas que escolhi para o dia das mulheres, foi um pouco atrasado mas fiz questão de não esquecer !
    abraços
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho o mesmo, Angela. Por vezes sentimo-nos mal (ou menos bem) e não nos apercebemos que é por dormirmos pouco ! :(
      O problema é que os dias são tão intensos que é realmente uma perda viver-se só para trabalhar e não termos tempo para nós ! :(
      Sobre isso da "Ritalina" (hiperactividade), seria matéria para um post inteiro ! :(((
      Mal tenho passado pelos blogs amigos. Vou passar por lá !
      Obrigado.
      :)

      Eliminar
  7. Acho que sou uma menina bem comportada quanto ao sono. Faço praticamente tudo bem. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)))... AH ! Linda menina ! ... Então estamos empatados ! rsrsrs
      Eu não sou só "teórico" ! :))

      Eliminar
  8. Excelente post.
    Em geral deito-me por volta da meia noite e levanto-me às 7h, não está completamente bem, mas também não está muito errado...
    Bom fim de semana
    Um abraço
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem-vinda, Maria Rodrigues e obrigado pela apreciação.
      Da meia noite às 7 , acabam por ser só 6 horas de sono, se se dormir bem de noite ! :)... Digamos que é o mínimo razoável, desde que se durma bem ! :))
      Uma Grande Abraço, Maria !

      Eliminar
  9. Muito Bom o teu post Rui. Tenho de começar a seguir alguns dos conselhos aqui exibidos.
    Obrigado e um Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Ricardo. Creio estar bem completo ! :)
      Agora se será convincente e se "conquiste" aderentes é que já não sei ! rsrs
      Compreendes agora, porque é que eu "desapareço" às 23:00 ?... Voilá ! rsrs
      Cá por mim, cumpro (não é só conversa) ! rsrs
      E há um "acréscimo" não mencionado : Na minha opinião, o casal deve deitar-se e levantar-se à mesma hora !
      Na hora da deita sabe sempre bem aquecer os pés e as costas e na hora de acordar, não menos importante ! :)

      Grande Abraço !

      Eliminar
  10. Excelente informação Rui.
    Embora durma as horas necessárias, tenho a mania de me deitar tarde e mal acabo de jantar, tiro uma boa soneca no sofá.
    Já experimentei cumprir e deitar-me às 11 e às 4 da manhã estou despertíssima.
    Sei que pelo menos o meu fígado se ressente por estes incumprimentos. Depois de ler estas belíssimas informações, vou tentar mudar de hábitos.

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Manu.
      Nós temos consciência de que algo não está bem e pouco fazemos para o remediar ! :(
      É muito importante não ter esses despertares a meio da noite. Por acaso consigo dormir de uma assentada e creio que isso é resultado de auto-disciplina (alimentar e sono).
      Comer pouco à noite (máx. até às 8:30 ) e fazer uma dieta de 12 x 12. Não deito nada à boca nessas 12 horas !
      Tenta alterar alguma coisa, que como se costuma dizer, estas coisas “não matam, mas moem” ! :))

      Beijo, Manu

      Eliminar
  11. Prezado Amigo Rui Espírito Santo.
    Muito oportuna a aula em curso e, melhor ainda, aprendemos sem ter que entregar a prova.
    Aproveito o ensejo para informá-lo que meu dileto Amigo Roberto Nunes Vieira publicou no facebook fotografias que eternizaram o flâner que fizemos na hospitaleira cidade do Porto, com vossa sapiente guia.
    Caloroso abraço. Saudações invictas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta é de “borla” Professor ! rsrs
      Obrigado. Já fui ver. :)

      Abraço

      Eliminar
  12. Pois eu estou quase sempre cheia de sono, zzzz.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) … Ou porque não dormes as 8 h., ou porque pensas que as dormes e não dormes ! … Cuidado. Nunca tentes dormir ou cochilar durante o dia. Para isso temos a noite.
      Combate o sono do dia com o computador !

      Eliminar
  13. cantinhodacasa19/3/17 21:54

    E eu que adormeço para o lado direito!
    Bom artigo, Rui.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora que está “avisada”, tenta o inverso ! rsrs
      Obrigado .

      Beijinho, Maria

      Eliminar
    2. cantinhodacasa23/3/17 23:08

      Ouvir o coração bater, faz-me confusão.
      Por isso, durmo para o lado direito.
      Mas de quando em vez, viro-me e ajeito-me.Mas canso-me
      Beijinho

      Eliminar
  14. O meu telemóvel agora manda-me para a cama às 23.25, para acordar às 07, 25.
    Isto é um iPhone ou uma mãe??? :)))
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um Tlm. inteligente, Pedro ! :) ... Dormir 7 horas é muito razoável ! :) ... É Bom ter sempre uma "mãe" por perto ! rsrs

      Abraço

      Eliminar
  15. Hoje chegou a PRIMAVERA, Rui, acabando assim, o sono de Inverno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha PRIMA favorita, Teresa ! :)) ... Por que raio é que ela tem que ir passar 9 meses fora ! ... Será que fica grávida todos os anos ? ... :)

      Eliminar
  16. Respostas
    1. Obrigado ! :)) ... Só bons conselhos, Carla ! :)

      Eliminar