08/08/2016

MARÉ BAIXA - MARÉ ALTA

 DURANTE UNS DIAS, ...  UMA POR DIA !  


O meu obrigado aos que participaram, acertando ou não :

AFRODITE,      Janita,    Ricardo Santos,    
luisa,     Elvira Carvalho,    Flor de Jasmim,    Manu,    
Pedro Coimbra,   cantinhodacasa 

Proposta inicial :

E porque hoje é domingo e está calor , vamos até à água !
E esta é facílima (porque é Domingo) ... e serve para os V/ netos, sobrinhos netos, ou filhos (?) perguntarem aos amigos !
Se não forem capazes de resolver (ou mesmo que sejam), perguntem-lhes ! rsrs ... eles vão-se divertir com os amigos !




Há um barco que está ancorado num porto de mar e que tem umas escadas desde o convés até à água !
Eu sei que não gostam de ver nºs pela frente, mas se tiverem que fazer uma conta, é muito fácil ! :)

Os degraus dessa escada estão distantes uns dos outros,  35 cms !
Quando a maré está baixa vêem-se nitidamente  4 degraus de fora da água !

Se a maré subir 80 cms, quando degraus ficarão à vista ?



RESPOSTA :

Ora pensem bem ! … Um barco flutua !!! … Se a maré sobe, o barco também sobe e o nº de degraus à vista será sempre o mesmo, independentemente da subida ou descida da maré !

A única coisa que pode fazer variar o nº de degraus à vista é a “carga” do barco e não as marés ! :)


… Mas quem não pensou nisso, não se preocupe, porque tem aqui um bom passatempo (charada) para “brincar” com a família e amigos ! :))



Comentários moderados

29 comentários :

  1. Os mesmos 4 degraus... :)))

    Bom Domingo

    ResponderEliminar
  2. Bom Domingo, de preferência sem subir nem descer escadas que está muito calor!

    Bons mergulhos
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uffffaa ! ... O melhor sítio para se estar é em casa (com uma boa gestão das janelas)!
      Hoje fui buscar o almoço fora e estavam 38º !!! Não me lembro dessa temperatura, alguma vez, em Ermesinde !!!

      Bons jactos de chuveiro ! :)

      Eliminar
  3. Hoje vejo tudo branco na minha frente, Rui! :(
    Quando conseguir pensar, vou ver se serão 2 os degraus que ficam à vista, Ok?

    Um abraço e bom Domingo! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Branco? ... Olha que como eu já disse, hoje tenho visto tudo "escurinho" (de janelas fechadas e sem luzes acesas e preferencialmente estendido ! rsrsrs

      Pensa lá então e depois diz ("oficialmente") !
      Abraço

      Eliminar
  4. Eu gosto sempre mais da maré baixa... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hehehe... Sinceramente, para mim é igual, pelo menos com este calor ! :))
      ... mas tens razão. Na Primavera e Outono prefiro também a maré baixa, para poder andar a pé na areia molhada !:)

      E quanto a degraus ?... Não gostas de subir nem descer ?... Mesmo naquela situação ? ... :))

      Eliminar
  5. Será que fica um degrau?A resposta óbvia são dois degraus, mas estou mais inclinada para um. Será?

    ResponderEliminar
  6. Elvira Carvalho

    Olá Elvira ! Continuação de Boas Férias ! :))
    Só posso aceitar uma resposta ! rsrs... ou um, ou dois, ou três, ou quatro, ou (quem sabe 5, ou 6) ! :))
    Poderá repensar ? ... :))

    Abraço (mas fresco) ! :))

    ResponderEliminar
  7. Ficam sempre os mesmos degraus, porque o barco sobe com a maré, será??

    Abraço, Rui! :)

    ResponderEliminar
  8. Janita

    Número de degraus fora da água , após subida da maré, registado e certo .
    Já vês noutras cores ? Rsrs

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje nem ler consigo, Rui!
      Ando da sala para a saleta onde tenho o PC, vou até ao terraço, venho atordoada com o ar quente, meto-me debaixo do chuveiro e assim tenho passado este dia infernal.
      Foi após um dos 'banhos´que subi a escada para o barco e vi o que tinha acontecido depois da maré ter subido. :))

      Se amanhã assim continua, não sei o que fazer. Vou inchar feito um balão, porque tenho de sair à rua :(

      :))

      Eliminar
    2. :( Lá está. O mal é ir ao terraço, ou abrir portas . Um dia infernal mesmo, aqui pelo Porto.
      Agora, esse banho junto ao barco e à escada, deu para ver ao vivo.
      E foi só 80 cm. De subida da água ! :)
      Bj

      Eliminar
  9. Contas de cabeça 4 degraus, partindo do princípio que o primeiro está ao nível da água, são 105cm, se subtrairmos 80cm, restam 25cm, por isso só poderá estar um degrau à vista !
    Se falhar não fiques com má impressão dos meus conhecimentos matemáticos, por favor ! :))
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Ricardo Santos

    Fizeste as contas "de cabeça" e não resultou. Queres rever a questão ?
    Amanhã , por volta das 10, pretenderia encerrar e gostava que acertasses.
    :)

    ResponderEliminar
  11. a minha cabeça ainda não processa bem, mas penso que só fica 1 à vista.

    Beijinho Rui e boa semana.

    ResponderEliminar
  12. Os mesmos quatro !!! É um barco, não é algo que esteja preso ao fundo !!! :)))

    ResponderEliminar
  13. Depois de um fabuloso dia de praia, e de ir ver quantos cm sobe a maré, acho que fica apenas à vista um degrau.
    Sabes que não sou boa em contas, e esta hora estou mais para lá para cá, no entanto gosto de arriscar e desejar-te uma noite mais fresquinha do que o dia.

    Beijinhos Rui

    ResponderEliminar
  14. Flor de Jasmim

    Tal como disse ao Ricardo : Queres pensar melhor ? ...
    Pensa bem ! :)

    Bjs :)

    ResponderEliminar
  15. Ricardo Santos

    Aaaahhh! ... Agora, contas bem feitas !
    :)))

    ResponderEliminar
  16. Manu

    Olá Manu. Tal como disse ao Ricardo e à Adélia, acho melhor reveres as contas e pensares melhor no assunto ! :))

    O dia esteve "terrível" e espero que a noite esteja melhor !
    Obrigado. :)

    Beijo para ti ! :)

    ResponderEliminar
  17. Todos

    Até agora ainda não acertaram 4 das minhas amigas !
    Eu tenciono encerrar a "charada" por volta das 10 da manhã (+ ou -).
    Querem rever a questão ? ...

    :) ... é que talvez não possa dar respostas hoje !

    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Sé se fica a ver um, não é?
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  19. Pedro Coimbra

    :(( ... Não é verdade, Pedro ! :(

    Tem que ver melhor ! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  20. Todos

    Os comentários foram libertados e a resposta dada no texto !

    Curioso, que pensei que viesse a ser mais fácil !!! ... (?)
    Só 3 acertos e dois deles só à segunda ! rsrs
    ... e 5 não acertaram !

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  21. Efeitos de ver as coisas pelo telelé. Nem li que havia um barco. Assumi que era uma escada o mar como as que existem aquo na marginal.Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) ... Se assim fosse vários outros tinham acertado ! rsrs
      ... mas havia aqui uma "ratoeira" ! rsrs
      Abraço, Elvira :)

      Eliminar
  22. cantinhodacasa8/8/16 22:44

    Rui, com este calor, não durmo, mal como, não penso, não tenho vontade de nada.
    E já vais no 6ª de uma por dia.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem estado insuportável, Maria ! Não tenho saído de casa, porque me dou muito mal com o calor e cá dentro é muito melhor suportável !
      Hoje já foi a 7ª e amanhã a 8ª de 10 às 14:00 !!! :)))
      Beijinho

      Eliminar