09/05/2010

TESTE A SUA VISÃO

.
Tente ler as letras, das mais pequenas para as maiores, em vez do habitual, das grandes para as pequenas.




Veja este link.

Pesquisas, sugerem que se se pensa que se vê bem, a visão melhora.
Numa das várias experiência mostrou-se que um grupo de indivíduos com visão normal olhando para um gráfico ocular invertido, com as letras no fundo cada vez maiores, os indivíduos liam as letras menores melhor do que se elas estivessem num gráfico normal.

A acuidade visual melhora significativamente quando as pessoas são induzidas a acreditar que vêm bem.


Curioso que, por ex. um astrónomo que tenha o seu telescópio compartilhado com o público está familiarizado com este cenário: depois de localizar algum alvo relativamente fraco como uma nebulosa ou galáxia e convidar um observador novo a olhar, as hipóteses de este ver são praticamente nulas, mas uma vez que a barreira da expectativa é quebrada, uma pessoa pode perceber o que era invisível apenas alguns momentos antes, mas isso não significa que sua visão melhorou naquele instante.

Há uma grande diferença entre uma "capacidade visual ou acuidade" e "atenção visual".
.

11 comentários :

  1. Eu até sei que ando a ver mal, fico pelo 9 :)

    ResponderEliminar
  2. Com óculos, porque sem óculos, nem vale a pena dizer :D

    ResponderEliminar
  3. Isa GT
    Tente ler mais logo, mas debaixo para cima, com óculos e acreditando que é capaz de ler bem as letras da linha 10, depois de tentar reconhecer as da 11, com muita concentração e evitando ler as de cima.
    Creio que conseguirá distinguir as da linha 10.
    .

    ResponderEliminar
  4. Eu que sou uma grande pitosga, tenho que começar a enganar-me e a convencer-me que vejo tudo. Agora quando andar de carro, não vou por as lentes :D Se não fossem as lentes de contacto, parecia que andava passear fundos de garrafas à frente dos olhos.

    ResponderEliminar
  5. Olá Marota
    Eu uso as minhas "cangalhas" por fora :))
    Já reparaste que quase toda a gente tem necessidade de acessórios para ver melhor ?...
    ... mas para fazer esses belos bordados não se pode ver assim tão mal, não é ? ...
    :)))
    .

    ResponderEliminar
  6. Tentei fazer como o Rui aconselhou, acho que consegui ler, resta saber se bem. ;-)

    ResponderEliminar
  7. Rui
    Por acaso não quer ir dar um palpitezinho ao meu blogue ou ainda está de volta do Benfica ;)

    ResponderEliminar
  8. Meu caro Rui o 11 é meu!

    Mas isto porque há 5 anos operei o esquerdo e fiquei com o direito "avariado" para compensar!

    Ah o menino é benfiquista? Então Parabéns!

    ResponderEliminar
  9. Luisa
    Se ler o texto original compreenderá melhor a questão.
    A nossa “capacidade visual” é sempre a mesma em qualquer circunstância. A “atenção visual” é que poderá variar.
    Quando habituamos a vista ao fácil, ela tem mais dificuldade em visualizar o difícil , mas se a habituarmos ao difícil ela visualiza muito mais facilmente o que for mais fácil.
    Daí o ser aconselhável começar por ver o difícil, para habituar a "atenção".
    Para ter a certeza, talvez confirmar com uma lupa, se necessário :)
    .

    Isa GT
    Estou a chegar de fora, mas nada de Benfica. Estive com a família.
    Esclarecimento: Eu sou portuense e portista, só não sou é “doente” :))
    Vou lá às Travessuras ver do que se trata... :))
    .

    Leitanita
    Bravo ! Não é nada fácil !... e mesmo com uma das vistas inferiorizada !? ...

    O Porto pode dizer que já foi o melhor do mundo ! O Benfica ainda não pode ! :)))
    Nos últimos 20 anos, o Porto ganhou quase tudo, já foi Campeão mundial, 2 vezes vencedor da Taça dos Campeões europeus e uma vez vencedor da taça UEFA !
    Hehehehe
    .

    ResponderEliminar
  10. ok! convenceste-me! vou marcar uma consulta em breve...

    ResponderEliminar
  11. Vício
    Ainda bem, pela utilidade do post. :)))
    Ainda mal, pela constatação ! ... :(((
    .

    ResponderEliminar