22/04/2010

DIA MUNDIAL DA TERRA - AMBIENTE

.
Em honra do 40º Dia da Terra, em 22 de abril, os membros da
Liga Internacional de Fotógrafos da Conservação escolheram o seu top 40.
Muitos dos fotógrafos doaram os seus trabalhos para um
leilão “Dia da Terra” em beneficio de grupos ambientalistas.

10 desses 40 são estes :

Um urso polar e seu reflexo. Os ursos polares costumam viajar submersos - uma táctica usada para surpreender presas. Cientistas temem que a fusão do gelo marinho do habitat devido ao aquecimento global poderá conduzir à extinção os ursos polares algures neste século.

Tubarão condenado por uma rede no Golfo do México. Foi morto com a finalidade de satisfazer a procura asiática de sopa de barbatana de tubarão. Grupos ambientalistas estimam que 100 milhões de tubarões são mortos anualmente com essa finalidade.

Cape Churchill é o maior ponto de encontro de ursos polares, na Terra", na Baía de Hudson no Canadá. "Aqui os ursos relativamente solitários reúnem-se e socializam-se aguardando a queda das temperaturas e a congelação das águas. À medida que a tempestade de inverno se aproxima do Cabo, ursos polares adultos testam a força num jogo de combate, para estabelecer uma hierarquia.

No Delta do Okavango no Botswana, Elefantes movimentam-se na penumbra. A existência de enormes rebanhos de elefantes no Botswana é um sinal da necessidade de serem tomadas decisões sobre o destino dos lugares e animais selvagens, tanto aqui como noutros lugares na Terra.

Vencedor do Prémio Pulitzer o fotojornalista Jack Dykinga fez esta fotografia de dunas petrificadas na Paria Canyon, no Arizona Vermilion Cliffs Wilderness Area.

O leão-marinho brasileiro é uma das mais raras e ameaçadas raças em risco de extinção no mundo.

Cirros ao anoitecer, no Leste da Califórnia, Sierra Nevada. A foto teve como objetivo incorporar o sentido da paisagem, pedra de granito com a nuvem flutuar numa posição perfeita.

Com esta fotografia conseguiu-se parar um projeto de barragem ao longo do Rio Franklin na Tasmânia, Austrália. O alto tribunal da Austrália declarou a represa proposta ilegal.

As tartarugas gigantes das Ilhas Galápagos são das criaturas que, ajudaram Darwin, na sua teoria da evolução. Aqui, dentro do vulcão Alcedo na Ilha Isabela, como se numa época anterior se permanessece. Esta caldeira é isolada do mundo exterior, por encostas íngremes de lava que se elevam a 3.860 metros sobre o equador. Descobriu-se um mundo onde as tartarugas gigantes perambulavam em abundância. Este grupo nunca tinha visto presumivelmente seres humanos.

O Okavango abrange milhares de quilômetros quadrados, mas é realmente apenas uma folha fina de água estendida nas areias do Kalahari. A vida tornada possível pela água nesta terra seca por uma mancha de lírios na areia do deserto. O fotógrafo mergulhou no pântano onde a água tinha apenas alguns metros de profundidade, conseguindo fotografar os lírios de baixo para cima.

10 comentários :

  1. E ainda há quem diga que o filme Avatar é ficção... algumas destas imagens, nomeadamente a ultima, parece que saiu do filme!

    ResponderEliminar
  2. A maioria não conhecia, óptimas fotos.

    ResponderEliminar
  3. Leitanita e Isa GT

    Realmente há aqui algumas fotos que nos parecem pura ficção !
    Tenho pena de não conhecer as restantes 30, das 40 escolhidas para leilão, possivelmente não inferiores a estas em beleza e conteúdo.
    Belíssima atitude a destes profissionais, em benefício do ambiente.

    ResponderEliminar
  4. As imagens são fabulosas... tão fabulosas como o é este nosso mundo... só é pena que nós tantas vezes não o vemos (nem o tratamos) dessa forma...

    ResponderEliminar
  5. TM
    Verdade TM. Temos uma tarefa muito importante pela frente.
    Estas são apenas 10 das 40. Gostava de conhecer as outras ...
    .

    ResponderEliminar
  6. aqui encontras mais... e há mais sitios!
    http://www.flickr.com/photos/ilcptop40/sets/72157623774840478
    Realmente sao todas maravilhosas!

    ResponderEliminar
  7. A selecção de fotos é fantástica! Parabéns!

    ResponderEliminar
  8. Leitanita
    Obrigado pelo link. Já estive a ver e realmente são fantásticas !
    Oxalá, do leilão resulte um bom donativo para os ambientalistas !
    .

    Swt
    Obrigado, Swt. Todas as 40, em leilão, podes vê-las no link acima indicado pela leitanita.
    .

    ResponderEliminar
  9. cantinhodacasa25/4/10 01:41

    Tiram-se fotos fantásticas, fazem-se filmes, vídeos, imagens qu alertam o homem para a protecção da natureza/animais. Mas, lamentavelmente, parece que não há grande vontade. Cada um vivve o momento. O futuro fica para os que virão... O futuro é agora. É agora que temos obrigação de zelar pela Terra.
    Lindas fotos, Rui
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Cantinho
    Verdade. Eu creio que tudo isso demorará pelo menos, uma geração. A maior parte dos adultos cresceu com outros “valores”. As crianças estão mais receptivas a estas coisas ambientais e a Escola tem muito mérito nisso.
    Depois, ... há também os altos interesses das grandes potências que não querem ceder, em prejuízo dos seus altos interesses económicos.
    Bjs.
    .

    ResponderEliminar