23/03/2010

ANTIGAMENTE ERA ASSIM - ONDE ?

Re-editado (com resposta - fotos da Internet)









Foto inicial para adivinhar:

A Marota acertou: É o Mercado da Ribeira, no Porto, junto ao rio Douro.
Até há ralativamente poucas décadas, funcionou no Porto o " Mercado da Ribeira", um "Street market", onde os vendedores montavam as suas tendas de venda, sobranceiro ao rio Douro e que se estendia, desde a Praça da Ribeira, (onde hoje está o Cubo e as esplanadas maiores) até à Ponte de D. Luis.
Esta foto, com cerca de 100 anos, mostra, provavelmente uma família de vendedores a montarem a sua banca de venda. Curioso o transporte utilizado (o burrinho) e curiosas as vestes tradicionais do Norte.
São visíveis 2 arcadas da Ribeira. Uma delas, a da esquerda e um quiosque (?) ao lado, já não existem. Ao fundo são visíveis os edifícios que ainda hoje mantêm aquele traçado.
.

9 comentários :

  1. Rui, a isto dá-se o nome de maroteira, a foto é muito antiga e eu não sou assim tão velha ;-)
    Vou já arriscar duas tentativas Gaia ou Guarda;-)

    ResponderEliminar
  2. Antigamente era ssim em muitos lugares, mas o pior que ainda continua em várias partes do mundo.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Isa,
    tem razão, eu já atingi uma idade histórica, no entanto não tão avançada que desse para chamar meus comtemporânes aos senhores e senhoras da foto acima postada. Para compensar este défice de conhecimentos, a Marota não é só uma grande marota, ela é também muito "codrelheira"; lê e bisbilhota tudo o que pode, privilégio que também a juventude de hoje tem acesso ;o) Cumps muito marotos.

    ResponderEliminar
  4. Aposto que é no Norte! A mulher com a cesta à cabeça parece ter um trajo típico do Minho, daí arriscar Viana do Castelo... :)))

    Se bem que todas as tuas últimas fotos tenham sido de Porto, Ermesinde e arredores... :D

    ResponderEliminar
  5. Pois desta vez cheira-me tb a minho. Arrisco Ponte de Lima ou Viana.

    ResponderEliminar
  6. Ok, eu também vou dar o meu palpite. Apesar do Douro não estar à vista, eu penso que esta cena poderia ter sido fotografada perto do rio Douro - será que é na Ribeira?

    ResponderEliminar
  7. Alô Alô, Rui
    As senhoras estão à espera da resposta ;-)

    ResponderEliminar
  8. Bem, nós já jantámos, a cozinha já está num brilho e eu continuo à espera do resultado deste adivinha. Até que o Rui chegue, vou sentar-me no sofá mais confortável das redondezas e continuar a fazer o meu coelhinho albino. Cumps e até logo

    ResponderEliminar
  9. Ó minhas queridas amigas. Peço desculpa pela demora.
    Tinha avisado que não estaria disponível durante o dia.
    Posso dizer para já que alguém (digo já quem) acertou e não era nada fácil !
    .
    Isa
    É verdade. A foto terá cerca de 100 anos. Teremos que procurar nela alguns pormenores que identifiquem o local e eles são visíveis.
    Não é Gaia nem Guarda. De qualquer modo, obrigado pela tentativa.
    .
    Fátima
    É evidente que para uma brasileira seria praticamente impossível e daí o meu agradecimento muito especial pela colaboração.
    Qualquer dia coloco um “motivo” brasileiro! rsrsrsrsrs
    Obrigado.
    .
    Teté
    Bem apostado (Norte). As vestimentas são características das gentes do Norte. Realmente parece Vianense, mas não é.
    É um facto que maioritariamente coloco “coisas” do Porto, ou arredores, mas não garanto. Por vezes, poderei passar uma “rasteira” :))
    .
    Leitanita
    Seria muito bem arriscado como já disse acima. Seria uma boa possibilidade, quer Viana, quer Ponte de Lima, mas não é.
    Obrigado pela tentativa, leitanita. :))
    .
    Marota
    A Marota é realmente muito “marota” e se calhar também muito bisbilhoteira, (codrelheira ?) alem de “expert” em “Saquinhos Bordados” (a joaninha, por ex. e um dos seus bordados) !
    Apesar de estar a viver na Alemanha, está muito atenta a Portugal ! :))
    O palpite foi na “mouche” !!!
    É realmente a RIBEIRA portuense, onde havia até há poucos anos atrás um “Mercado de Rua” (o chamado Mercado da Ribeira), sobranceiro ao rio.

    O meu obrigado com um beijinho a todas.
    .

    ResponderEliminar