07/01/2010

CASAMENTOS GAY

O martelo do CDS, do PSD (?) e do PS (??)



6 comentários :

  1. não sabias que esses dois partidos partilhavam o martelo.

    ResponderEliminar
  2. Vício, alterei ligeiramente o título.

    Na verdade, verdadinha, não é correcto dizer que o PSD está contra o casamento gay.

    A Plataforma Cidadania e Casamento entregou a petição para Referendo, com mais de 90 mil assinaturas na passada terça-feira, ao presidente da Assembleia da República e vai ser votada 6ª feira.

    A posição oficial do CDS-PP, na próxima sexta-feira é a de votar a favor da realização do referendo sobre o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

    Na realidade, a posição oficial do PSD é a de liberdade de voto, estando uma grande parte a favor do referendo, mas outra parte não. Este partido desafiou o PS a tomar igual atitude, o que ainda não foi assumido por aquele partido, entretanto muito dividido, havendo uma boa parte de deputados seus que está contra o casamento, o que vai, para já, contra a posição oficial do partido.

    O PSD (oficialmente, mas com liberdade de voto) alega que pretende desigual o que é “desigual” e quer apresentar, como alternativa, um projecto sobre “união civil registada”.
    .

    ResponderEliminar
  3. Rui, qual é exactamente a mensagem deste post ?

    ResponderEliminar
  4. Paulo: é que estando em curso um processo legislativo, de iniciativa governamental, para a oficialização do casamento gay , que tudo indicava vir a ser um facto consumado, que iria ser aprovado pela assembleia, aparece agora a “direita” e os católicos radicais de outros partidos ou apartidários, a contestar a iniciativa, tentando obrigar a que a decisão venha a ser tomada com base num referendo e não simplesmente por voto dos deputados.
    Se o referendo for aprovado e Portugal votar contra, o assunto morrerá aí.
    Como disse acima, de um momento para o outro, surge uma petição com 90 mil assinaturas que, por força de lei, poderá obrigar a referendar publicamente a questão, retornando-a à estaca zero.

    Mensagem: a aprovação do casamento gay está em perigo de ser aprovada nos moldes em que estava prevista, por uma “martelada” que lhe está a ser apontada pelos radicais da direita e pelos católicos radicais de vários partidos.
    .

    ResponderEliminar