24/10/2009

CRISE e DESEMPREGO

Temos ouvido ultimamente muito “boas notícias”, sobre o estado da “crise”:
A recessão acabou,... o perigo de deflacção”, está ultrapassado, ... a “bolsa” está em “grande ... a prestação das habitações a níveis nunca vistos, ...
Ora isto é só meia verdade.

A “crise” ocorrida e a decorrer passa por várias fases e não nos podemos iludir.
Há uma 1ª crise Financeira (Bancos) a que se segue uma crise Económica (Empresarial), que gera uma 3ª crise, (Social).

A realidade é que há neste momento 510 mil desempregados (aumento de 29,1% relativamente a Setº 08) e foi registada uma subida de quase 2% face a Agosto passado, segundo dados de hoje do IEFP.
Curiosamente, estes nºs estão repartidos por igual, entre homens e mulheres.

De acordo com a análise dos técnicos do IEFP, todos os níveis de habilitação escolar apresentaram mais desempregados do que há um ano. Não se trata portanto de uma questão de formação escolar (mesmo licenciaturas) e para estes serão de esperar situações não muito diferentes dos restantes.

O aumento do desemprego fez-se sentir nos diferentes ramos de actividade económica, destacando-se, com os mais acentuados acréscimos percentuais, a subida de 71% no sector da construção.

O grande problema que se poderá ainda colocar será o da dimensão, natureza e duração da “crise social”, se as “coisas” não derem uma "volta" antes de acabarem os subsídios (temporários) de desemprego.

Será ainda de ter em conta que a recuperação se irá verificar de um modo bastante mais lento em Portugal que nos outros países, dada a natureza (não quero ser mais cáustico) da pouca maleabilidade sindical.

Como diria o cego: aguardemos para ver.
.

2 comentários :


  1. E pensar que nestes 5 anos o percurso tem sido sempre a descer!! :((
    Já teremos batido no fundo? Ou o caminho ainda descerá mais?


    Beijinhos com esperança
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) ... Eu sei que não gostas de política ! rsrs ... Eu tenho uma visão dela um pouco diferente da maioria dos que por aqui andam, mas evito falar no assunto, para evitar discussões e mal-estar.
      ... Mas vês que já em 2009 a situação tinha estes contornos, que tentavam esconder, fazendo-nos ver (o invisível) que estávamos muitíssimo bem e à frente de toda a Europa ?... que tudo tinha já acabado,...
      Já nessa altura eu previa que era o início de uma grande crise que aí vinha e provocada por má governação anterior e por grandes "excessos" !
      Hoje, quer-se "matar o polícia" e todos os males são de quem teve que resolver os erros anteriores ! ... mas não falemos disto ! rsrsrs

      Respondendo, ... o pior já passou, mas vai demorar décadas ainda a resolver e há situações impossíveis de voltar ao "antigamente", tais como as boas reformas e pensões. O Estado Social, tem que passar por profunda remodelação ! ... e seja qual for o futuro governo, não haverá "milagres" !
      Vai haver é a constatação de que afinal a situação é irreversível e o próximo governo será nova decepção !

      Beijinhos com esperança apenas em parte das questões ! :)))
      .

      Eliminar